Ciclone extratropical: Defesa Civil de São Paulo alerta para tempestades
Fenômeno deve causar chuva intensa, ventania e risco de granizo em várias regiões do estado
Cidades|Da Agência Brasil

A capital paulista começou esta sexta-feira (7) com céu nublado e temperatura em elevação. Ao longo do dia, o sol apareceu e provocou calor, com máxima de 28°C. Os índices de umidade podem cair para 35%.
À noite, as nuvens voltam a se formar e há chance de pancadas rápidas de chuva, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da cidade de São Paulo.
O sábado (8) deve ter pancadas fortes de chuva entre a madrugada e o amanhecer, acompanhadas de trovoadas, raios e rajadas intensas de vento, que podem ultrapassar 80 km/h. Há risco de alagamentos e queda de árvores.
As temperaturas variam de 16 °C à noite a 26 °C durante o dia, com umidade mínima em torno de 55%. No domingo (9), o tempo deve esfriar, com possibilidade de garoa entre a madrugada e o período da manhã. A mínima prevista é de 15 °C e a máxima de 20 °C.
Estado de São Paulo
A Defesa Civil estadual emitiu nesta quinta-feira (6) um alerta para tempestades entre sexta (7) e sábado (8) devido à atuação de um ciclone extratropical na costa da Região Sudeste. O fenômeno deve aumentar as áreas de instabilidade e provocar chuvas fortes, ventos intensos e risco de granizo em várias partes do estado.
“Com a combinação de calor pré-frontal, avanço de frente fria e circulação do ciclone extratropical, há condições para tempestades severas, com destaque para granizo isolado, raios frequentes e rajadas de vento extremas, além de microexplosões pontuais. As rajadas previstas chamam atenção pela intensidade e podem causar danos, sobretudo em áreas urbanas e litorâneas”, alertam os meteorologistas.
Os ventos podem chegar a:
- 115 km/h no litoral norte;
- 110 km/h na Baixada Santista, Vale do Ribeira e região de Itapeva;
- 100 km/h na Grande São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira;
- 95 km/h em Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.
A previsão indica chuva moderada na Grande São Paulo, Vale do Ribeira, Itapeva, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Baixada Santista e Litoral Norte; chuva forte em Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara; e chuva muito forte em Presidente Prudente e Marília.
Região Sul
Os estados do Sul do país também enfrentam instabilidade causada por um sistema frontal formado na Argentina. O fenômeno provoca ventos de até 100 km/h no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de acumulados de chuva que podem ultrapassar 100 mm em 24 horas.
O Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul podem registrar queda de granizo na noite desta sexta.
O sistema frontal deve se deslocar pelo Rio Grande do Sul e alcançar o litoral da Região Sudeste na manhã de sábado (8), com ventos de até 60 km/h.
Diante desse cenário, as Defesas Civis do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro atuarão de forma integrada. Os centros de monitoramento dos cinco estados acompanharão o avanço do sistema para ajustar ações de prevenção e resposta a emergências.
Orientações à população
As autoridades recomendam:
- Evitar áreas com árvores e não estacionar veículos sob galhos;
- Recolher objetos soltos de varandas e quintais;
- Durante tempestades com raios, evitar locais abertos, estruturas metálicas e contato com água;
- Não tentar atravessar áreas alagadas;
- Se um fio energizado cair sobre o carro, permanecer dentro do veículo e acionar o Corpo de Bombeiros.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp









