Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com 34,8ºC, SP registra novo recorde de temperatura no ano; domingo deve ser mais quente

A marca histórica de calor em São Paulo é de 37,8°C, registrada em 2014, e pode ser quebrada ainda neste fim de semana

Cidades|Do R7

Termômetros podem registrar 36ºC no domingo
Termômetros podem registrar 36ºC no domingo Termômetros podem registrar 36ºC no domingo

A cidade de São Paulo registrou neste sábado (23) um novo recorde de temperatura máxima em 2023. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 34,8ºC às 16h, que superou os 34,7ºC registrados nesta sexta (22) na capital paulista.

Esta é a quarta quebra de recordes de calor em apenas dez dias na cidade. No dia 13, a temperatura atingiu 33,3ºC e superou a mais alta ano ano té então, de 32,5°C, em 16 de janeiro. No último domingo (17), os termômetros registraram 33,9ºC, mas essa marca perdeu o posto cinco dias depois, quando, na sexta, a temperatura máxima chegou a 34,7ºC. Segundo o Inmet, o inverno na capital paulista foi o mais quente dos últimos 63 anos.

O recorde histórico de calor em São Paulo é de 37,8°C, registrado em 17 de outubro de 2014 e que pode ser quebrado já neste domingo. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura, a temperatura pode chegar a 36ºC.

"O domingo promete ser um dia de sol forte e muito calor. A expectativa é de um novo recorde de temperatura máxima do ano, que poderá atingir os 36°C no período da tarde. A umidade do ar estará em declínio nas horas de maior aquecimento, com valores mínimos próximos aos 23%. Não há previsão de chuva para a Capital e RMSP", afirma o CGE.

Publicidade

A expectativa a partir de segunda-feira (25), em São Paulo, é de um calor mais ameno, com mínima de 19ºC e máxima de 31ºC, e de aumento da umidade do ar, para mais de 30%.

Primavera aquecida

De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, os meteorologistas do órgão preveem que a estação seja marcada por altas temperaturas, semelhante às registradas durante o verão, com dias quentes e pancadas de chuvas em alguns momentos.

Publicidade

"Devido ao El Niño, a primavera terá características bem típicas do verão, ou seja, teremos dias quentes que, no decorrer das horas, devido à soma do calor com a umidade proveniente do oceano, criará condições para pancadas de chuva forte, seguidas por raios, vento e até mesmo queda de granizo."

Os modelos meteorológicos da Defesa Civil indicam que o início de outubro será mais seco, enquanto a segunda quinzena do mês tende a ter mais episódios de chuva, porém em forma de pancadas isoladas. Um frio mais intenso poderá ser sentido no fim do mês.

Calor pode bater recorde histórico em SP neste final de semana; veja imagens

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.