Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Com alertas para o Sul, meteorologista analisa previsão climática para o resto do Brasil

Enquanto a região Sul enfrenta instabilidades e tempo severo, outras áreas do Brasil registram temperaturas acima da média e baixa umidade

Cidades|Luiza Marinho*, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O último fim de semana do inverno apresenta contrastes climáticos no Brasil.
  • O Sul enfrenta chuvas intensas e tempo severo, especialmente no Rio Grande do Sul.
  • O Centro-Oeste e partes do Nordeste estão sob uma onda de calor, com temperaturas acima da média.
  • A população deve se manter hidratada e atenta às atualizações meteorológicas para o Sul.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Fim de semana terá calor e chuvas isoladas no centro do país e risco de tempestades no Sul Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O último fim de semana do inverno será marcado por contrastes climáticos em diferentes regiões do Brasil. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há previsão de chuvas intensas no Norte, principalmente no Amazonas, Roraima e Amapá; baixa umidade no Nordeste, em especial na Bahia, e em áreas do Sudeste; e pancadas de chuva isoladas em Brasília.

De acordo com o meteorologista Guilherme Borges, da FieldPro, o Sul do Brasil deve concentrar as condições mais severas.


“Ao longo do sábado e do domingo, as instabilidades vão avançar de maneira mais efetiva pelos três estados da região, associadas ao deslocamento de uma frente fria. O Rio Grande do Sul será o mais afetado, ficando mais embebido nessas instabilidades e no tempo severo”, prevê.

Centro-Oeste

Enquanto o Sul se prepara para chuva forte, a região central do Brasil enfrenta um cenário oposto. Segundo Borges, uma massa de ar quente estabilizada favorece a formação de uma onda de calor que atinge parte do Centro-Oeste, interior do Sudeste, interior do Nordeste e o sul da região Norte.


“As temperaturas estarão acima da normalidade até a próxima segunda-feira, quando começa a primavera. Esse último fim de semana do inverno será caracterizado por calor intenso e tempo mais seco”, afirma. O meteorologista alerta ainda para a queda da umidade relativa do ar, que pode trazer riscos à saúde, reforçando a importância da hidratação.

Leia mais

Além de chuvas isoladas, o Inmet informa que poderá haver chuvas isoladas e baixa umidade no Distrito Federal.


Chuvas localizadas no Norte e Nordeste

Apesar da predominância do tempo seco no interior do país, algumas áreas terão pancadas de chuva. O litoral nordestino pode registrar instabilidades, enquanto, no Norte, a previsão aponta para chuvas mais concentradas no oeste do Amazonas, em Roraima e no Amapá.

No Mato Grosso, pancadas isoladas também podem ocorrer, principalmente no centro-norte do estado, associadas ao calor e à umidade que voltam a se intensificar nesta transição para a primavera.


Riscos e orientações

Borges reforça que o fim de semana será de forte contraste climático: chuvas concentradas no Sul e muito calor no Centro do país. “Para quem está na região central, o mais importante é manter a hidratação e se proteger do tempo seco. Já no Sul, a população deve acompanhar as atualizações meteorológicas, porque as condições de tempo severo estarão bastante presentes”, ressalta.

Segundo o Inmet, no sul do país, os principais riscos potenciais são corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

A Defesa Civil recomenda:

  • Não se abrigar debaixo de árvores, para evitar risco de quedas e descargas elétricas;
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda;
  • Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia sempre que possível.

Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Perguntas e Respostas

Quais são as previsões climáticas para o Sul do Brasil neste fim de semana?

O Sul do Brasil deve enfrentar condições climáticas severas, com previsões de chuvas intensas, especialmente no Rio Grande do Sul, que será o mais afetado. As instabilidades avançarão pelos três estados da região devido ao deslocamento de uma frente fria.

Como está o clima nas outras regiões do Brasil?

Enquanto o Sul enfrenta chuvas fortes, a região central do Brasil experimenta um cenário oposto, com uma massa de ar quente que provoca uma onda de calor. As temperaturas estarão acima da média até a próxima segunda-feira, caracterizando o último fim de semana do inverno como quente e seco.

Quais são os riscos associados ao clima seco no Centro-Oeste e Nordeste?

A queda da umidade relativa do ar pode trazer riscos à saúde, sendo importante a hidratação. Apesar do tempo seco predominante, algumas áreas, como o litoral nordestino e o interior do Mato Grosso, podem registrar pancadas de chuva isoladas.

Quais recomendações foram feitas para a população?

A Defesa Civil recomenda que, em caso de emergência, a população acione os serviços pelo telefone 199 ou 193. Além disso, é importante que a população do Sul acompanhe as atualizações meteorológicas devido às condições de tempo severo.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.