Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Com milhares sem abrigo, Rio Branco deve sofrer com mais chuvas fortes

O nível do rio Acre está acima da cota de transbordamento

Cidades|Da Agência Brasil

Rio Acre atingiu a marca de 16,51 metros
Rio Acre atingiu a marca de 16,51 metros

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu no domingo (26) um novo alerta para chuvas intensas, com ventos fortes, em regiões que vêm sendo atingidas por pancadas de chuva desde quinta-feira (23), incluindo a capital do Acre, Rio Branco, onde mais de mil pessoas ficaram desabrigadas.

O nível do rio Acre, que corta Rio Branco junto com seus igarapés, superou na tarde de domingo os 16,51 metros — uma alta de mais de 7 metros acima do registrado antes das chuvas. A cota de transbordamento é de 14 metros. Isso significa que diversas localidades foram alagadas.

Segundo dados oficiais, 48 bairros de Rio Branco ficaram alagados e mais de 32 mil pessoas foram prejudicadas. Até o início da tarde, cerca de 1.050 pessoas estavam desabrigadas, sem ter para onde ir, e foram acolhidas em abrigos. Outras 2.180 pessoas foram desalojadas — tiveram que deixar suas casas, mas têm para onde ir.

Leia também

As chuvas continuaram em Rio Branco no domingo, e o nível do rio Acre ainda não parou de subir. Segundo o Inmet, a previsão é de precipitação de até 100 milímetros de chuva entre a manhã de domingo e as 11h desta segunda-feira (27). Isso depois de a capital acreana ter recebido 203 mm em duas horas na última sexta (24), o equivalente a quase todo o volume esperado para o mês de março.


O alerta laranja de chuvas intensas abrange também outros estados do Norte e do Nordeste, como Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins e Maranhão, dos quais ao menos 49 cidades já decretaram estado de emergência e tiveram a medida homologada pelo governo estadual.

Em Manaus, 172 famílias encontram-se desabrigadas, de acordo com a prefeitura. Mais cedo, os ministros Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) visitaram as áreas atingidas em Manaus e prometeram ações e recursos rápidos para atender a população. Antes, eles também haviam estado em Rio Branco.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.