Confira quem pode se vacinar em 12 capitais do país nesta sexta (18)
São Luís, que deve ser a primeira capital brasileira a imunizar toda população adulta, começa a vacinar as pessoas com 22 anos
Cidades|Do R7
Diversas capitais do país avançam na vacinação contra covid-19 por idade, e começam a atingir públicos mais jovens. No país, quase 60 milhões de pessoas já foram imunizadas com a primeira dose, e mais de 24 milhões também receberam a segunda dose da vacinação.
Em São Luís, que deve ser a primeira capital a vacinar toda população adulta, nesta sexta-feira (18) começa a imunização das pessoas de 22 anos. Em Manaus, segue a vacinação contra covid-19 de pessoas com 39 anos.
Veja, abaixo, o cronograma de vacinação desta sexta-feira em 12 capitais brasileiras.
Leia também
São Paulo
A capital paulista começa, nesta sexta-feira, a vacinar pessoas com 52 e 53 anos de idade contra a covid-19. No sábado (19), é a vez da imunização de pessoas com 50 e 51 anos.
A Prefeitura de São Paulo estima que a partir da próxima semana comece a vacinação de pessoas com menos de 50 anos, e que até o dia 15 de setembro toda população adulta de São Paulo já esteja imunizada.
Rio de Janeiro
O Rio começa a vacinar nesta sexta-feira pessoas com 50 anos ou mais. A cidade também está atendendo as pessoas por idade, de forma escalonada. No sábado (19), haverá repescagem para cariocas com 50 anos ou mais, pessoas com deficiência a partir de 18 anos, e trabalhadores da saúde.
Para receber a primeira dose do imunizante, é necessário levar documento de identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a carteira de vacinação. Já para quem recebe a segunda dose, é importante levar o comprovante da primeira aplicação.
Belo Horizonte
A capital mineira continua a vacinação contra covid-19 para mulheres a partir da 29ª semana de gestação (terceiro trimestre) e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) sem comorbidades nesta sexta-feira.
Para se vacinar com a dose da Pfizer, o público precisa apresentar a prescrição médica. A prefeitura informou que, à medida que for recebendo novas remessas de vacinas contra a covid-19, outros grupos de gestantes sem comorbidades serão imunizados.
Salvador
O cronograma de vacinação na capital baiana prevê a imunização de pessoas que precisam da 2ª dose de Oxford ou CoronaVac com data programada entre 14 e 24 de junho.
Os pontos de vacinação por demanda aberta para antecipação da 2ª dose da vacina de Oxford funcionarão das 8h às 16h. Os locais para administração da dose complementar da CoronaVac também funcionarão das 8h às 16h. Todos os pontos de imunização entre drives e postos fixos funcionarão exclusivamente para fechamento do esquema vacinal.
Fortaleza
Na capital cearense, acontece nesta sexta-feira o Arraiá da Vacinação contra a covid-19, com aplicação de vacina de 9h às 23h no público agendado. Na quinta-feira, Fortaleza iniciou a chamada para pessoas que ainda não se vacinaram, e nesta sexta é a vez de quem tem 59 anos.
A cidade vai atender uma idade por dia, começando para quem tem 60 anos (na última quinta-feira), e imunizando de forma escalonada até chegar às pessoas com 51 anos, previsto para o dia 28 de junho.
Manaus
A capital do Amazonas começa, nesta sexta-feira, a vacinar contra covid-19 a população com 39 anos nascida de julho a dezembro. Na quinta-feira, as pessoas com essa idade nascidas no primeiro semestre receberam a imunização.
O cronograma da prefeitura prevê ainda que, no sábado (19), todo o público de 38 anos seja imunizado. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é atender com a primeira dose do imunizante 49,3 mil pessoas dessas duas faixas, sendo 23,6 mil de 39 anos e 25,7 mil de 38 anos.
Curitiba
Ao longo de toda esta semana, a capital paranaense vacina as 36.800 pessoas de grupos prioritários já agendados para receber a primeira dose.
Segundo a prefeitura, os grupos prioritários são: pessoas em situação de rua, servidores da Fundação de Ação Social, professores e profissionais da educação básica, aeroportuários, profissionais de saúde, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência e professores do ensino superior.
Goiânia
Goiânia segue vacinando a população em geral a partir de 52 anos e grupos prioritários. Também foi retomada, na quinta-feira, a vacinação das gestantes sem comorbidades.
Serão disponibilizados para esses grupos 26 locais de vacinação na modalidade pedestre, das 8h às 17h, além do drive thru do shopping Passeio das Águas para a população geral, das 8h às 15h.
Belém
Desde a última segunda-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde de Belém avançou com a vacinação por idade de pessoas sem comorbidade. Nesta sexta-feira, serão vacinadas as pessoas com idades entre 47 e 59 anos.
Para receber a vacina, é necessário levar CPF, RG, Cartão do SUS e comprovante de residência de Belém. Os postos e pontos de vacinação funcionam das 9h às 17h. Ao todo, Belém já aplicou mais de 540 mil doses, segundo a prefeitura.
Porto Alegre
A capital gaúcha segue a imunização de homens e mulheres com 51 anos ou mais sem comorbidades e profissionais da rede de ensino municipal, comunitária, estadual ou privada, bem como de ensino superior ou profissionalizante, podem receber a primeira dose da vacina contra covid-19 na capital gaúcha.
Além destes grupos, pessoas com mais de 18 anos com comorbidades e deficiências permanentes também podem ser imunizadas. Diferente de outras capitais, em Porto Alegre não é necessário fazer um pré-agendamento.
Cuiabá
A capital mato-grossense continua vacinando todos os grupos prioritários já liberados no PNI (Plano Nacional de Vacinação), além dos trabalhadores da educação e pessoas sem comorbidades a partir dos 55 anos. A prefeitura também abriu cadastro para pessoas com idades entre 50 e 54 anos.
No dia da vacinação, a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado.
São Luís
A capital do Maranhão começa nesta sexta-feira a vacinar contra covid-19 pessoas com 22 anos. Segundo a prefeitura, o período da manhã vai atender pessoas nascidas entre janeiro e junho e, à tarde, quem nasceu entre julho e dezembro.
A Prefeitura de São Luís já abriu o cadastro para pessoas com 18 anos na plataforma VacinaSãoLuís e nos próximos dias anunciará o calendário de vacinação para esse público. Com isso, São Luís deve ser a primeira capital do país a vacinar toda a população adulta contra a covid-19.