Confira quem se vacina em BH, Rio e mais 7 capitais na terça-feira (22)
Avançada, São Luís (MA) inicia imunização dos jovens de 18 anos, enquanto SP suspendeu a aplicação por falta de estoque de doses
Cidades|Do R7
O calendário do PNI (Plano Nacional de Imunização) contra a covid-19 prevê sofrerá alterações nesta terça-feira (22) em algumas capitais brasileiras devido à falta de doses dos imunizantes. Com isso, o cronograma deverá ser alterado pelas gestões municipais.
O Brasil contabiliza 502.586 mortes e 17.966.831 diagnosticados com a doença. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os estados com o maior número de óbitos, respectivamente.
São Paulo
A Prefeitura de São Paulo anunciou, no fim da tarde da segunda-feira (21), a suspensão da vacinação por falta de doses para imunizar a população, após cerca de 300 postos de atendimento na cidade serem fechados.
Porém, a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) informou que os estoques serão repostos com o repasse de 188 mil doses previsto pelo governo do estado. Na quarta-feira (23), a cidade retoma a vacinação para pessoas de 49 anos e para as segundas doses. O paulistano pode obter mais informações sobre o calendário de vacinação no site oficial Vacina Sampa.
No total, já foram vacinados na cidade de São Paulo 6.287.383 — 4.630.349 pela primeira dose e mais 1.657.034 com a segunda dose do imunizante.
Também até a segunda-feira, 32.492 morreram em decorrência da doença na capital paulista — que já teve 1.245.281 casos confirmados.
Curitiba
A cidade de Curitiba decidiu promover somente a repescagem da primeira dose da imunização nesta terça por ter um estoque insuficiente — aproximadamente 15 mil doses — para ampliar as faixas etárias do público em geral.
Segundo o site do governo municipal curitibano, a repescagem abrangerá todos trabalhadores da educação básica e do ensino superior com 25 anos completos ou mais; pessoas com 50 anos ou mais; gestantes e puérperas; pessoas com comorbidades e com deficiência.
A próxima a faixa etária da população em geral de Curitiva a ser aberta, de 49 anos, tem um público estimado de 19 mil pessoas.
Rio de Janeiro
A Prefeitura do Rio de Janeiro prevê a vacinação de homens com 49 anos, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias).
Belo Horizonte
A administração municipal de Belo Horizonte deve manter a vacinação das pessoas de 56 anos ou mais, trabalhadores da educação, população em situação de rua, comunidades tradicionais (como quilombolas), forças de segurança e outros grupos, que podem ser encontrados no site oficial da Prefeitura de BH.
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá iniciou a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac a partir da segunda-feira (21). A imunização estava suspensa devido ao atraso no envio das doses por parte do Ministério Saúde. A população pode fazer o cadastramento para receber a vacina no site oficial da administração local.
A cidade já está vacinando pessoas de 53 e 54 anos, além de outros grupos prioritários. Porém, o público de 50, 51 e 52 anos também já pode fazer o cadastro.
Salvador
Salvador deverá manter nesta terça-feira o "Viradão da Vacinação", um mutirão para vacinar ininterruptamente as pessoas de 47 e 48 anos sem comorbidades.
Entre 8h e 12h, devem ser imunizados os soteropolitanos nascidos até 22 de fevereiro de 1974 e, das 13h às 17h, o grupo de quem nasceu até 22 de junho do mesmo ano.
Os moradores da capital baiana podem obter mais informações sobre o cronograma de vacinação na cidade no site da prefeitura.
Recife
A Prefeitura de Recife está vacinando o público geral de 43 a 59 anos, além de trabalhadores industriais (de 40 a 59 anos), de assistência social, caminhoneiros, forças de segurança e outros grupos. O cadastro para a imunização pode ser feito no site da administração da capital pernambucana.
São Luís
A cidade de São Luís, capital do Maranhão, deve imunizar com a primeira dose jovens de 18 anos sem comorbidades nesta terça (22), os de 18 anos.
Nascidos nos meses de janeiro a junho deverão ir pela manhã, enquanto o grupo de julho a dezembro irá se vacinar durante a tarde.
A vacinação está ocorrendo nos nove pontos de imunização montados pela prefeitura municipal.
Belém
A cidade de Belém do Pará liberou, nesta terça-feira, a vacinação de pessoas nascidas entre 1962 e 1979, grávidas, puérperas e lactantes (com crianças nascidas em 2021), além das pessoas com a segunda dose atrasada. m 1967. Na quarta, também podem se cadastrar no site da prefeitura local os nascidos em 1968.
Porto Alegre
A cidade de Porto Alegre mantém a vacinação de pessoas com 50 anos ou mais. O atendimento segue também para os grupos prioritários já com acesso à imunização.
O morador da capital gaúcha pode obter mais detalhes sobre o plano de imunização municipal pelo site da prefeitura.