Contra avanço da pandemia, estados adotam toque de recolher
BA restringiu circulação em 381 cidades das 20h às 5h, CE limita horários até domingo (28) e PB fecha orla nesta terça (23)
Cidades|Do R7, com informações da Record TV
Cidades e estados estão adotando toque de recolher para evitar o avanço da pandemia de covid-19. No Nordeste, o Ceará fica com limitações de horários até domingo em todo o estado. Na Paraíba também vai ter toque de recolher, com fechamento da orla a partir desta terça-feira (23). A Bahia determinou toque de recolher em 381 cidades, que devem restringir a circulação de pessoas entre 20h e 5h.
Só em Salvador, 20 estabelecimentos foram interditados e 20 pessoas detidas no domingo (21) por desrespeito aos protocolos de prevenção da doença. Nas unidades de saúde, a situação é cada vez mais grave. A capital baiana chegou a 82% de ocupação dos leitos de UTI. Quem busca atendimento nas Upas, já encontra dificuldade. Em todo o estado, há recorde de internações em UTIs destinadas a covid-19, com ao menos 910 pacientes atendidos.
Leia também
O serviço de atendimento médico de urgência também apresenta sinais de esgotamento na Bahia. Emocionado, um enfermeiro lamentou a perda de um jovem de 15 anos, no último plantão. “A gente não tem o que fazer. A gente faz todas as manobras. Tem horas que a gente não consegue. Não consigo falar direito. A gente não aguenta mais", diz Márcio Santiago, enfermeiro do SAMU.
Em Minas Gerais, ao menos seis cidades decretaram toque de recolher: Patos de Minas, Coromandel, Lagoa Formosa, Patrocínio, Andradas e Uberlândia). Em Goiás, sete prefeitos da região do Vale do São Patrício anunciaram o fechamento de comércio e serviços. Em São Paulo, São Bernardo adota toque de recolher de 22h às 5h a partir de sábado (27).