Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

COP30: ‘Há insuficiência na implementação de ações’ contra mudanças climáticas, diz professor

Evento realizado em Belém (PA) é ponto-chave para países de todo o mundo fortalecerem medidas de combate ao aquecimento global

Cidades|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A COP30 em Belém (PA) destaca a insuficiência nas ações contra as mudanças climáticas, segundo o professor Guarany Osório.
  • O evento, que ocorre até 7 de outubro, tem como objetivo fortalecer as medidas de combate ao aquecimento global e comemora 10 anos do Acordo de Paris.
  • Fernando Haddad, ministro da Fazenda, classificou o primeiro dia como positivo, com países já anunciando contribuições para o Fundo Florestas Tropicais para Sempre.
  • Osório ressalta a importância do financiamento climático e a necessidade de compromissos mais robustos por parte das nações para mitigar problemas ambientais, considerando o cenário crítico global.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A cúpula de líderes que antecede a abertura da COP30 começou nesta quinta-feira (6), em Belém (PA). O primeiro dia foi marcado por negociações iniciais, com países anunciando aportes no TFFF (Fundo Florestas Tropicais para Sempre, em tradução da sigla).

Durante entrevista coletiva no evento, Fernando Haddad, ministro da Fazenda, classificou o dia de abertura do evento que antecede a conferência como positivo. O evento se estende até esta sexta-feira (7), quando outras autoridades devem discursar.


Leia mais

Para Guarany Osório, professor do centro de estudos em sustentabilidade da FGV EAESP, o resultado não poderia ser diferente. Em entrevista ao Hora News, o docente ressalta que o evento acontece em um momento decisivo para a agenda climática, que se aproxima de um ponto irreversível quanto ao aquecimento global, responsável pela alta de eventos climáticos extremos.

“Juntando tudo que tem na mesa hoje, é insuficiente em termos de ambição e, também, o que tem já prometido, há insuficiência na implementação de ações. Existem essas lacunas tanto de ambição, como de implementação nessa agenda”, explica Osório.


O evento realizado em Belém é a 30ª edição da Conferência das Partes, encontro estabelecido pela primeira vez na Eco-92, que aconteceu no Rio de Janeiro no ano de 1992. A COP30 também marca 10 anos do Acordo de Paris, tratado responsável pelas metas vigentes para combate às mudanças climáticas, assinado na COP21.

Alta de eventos extremos é consequência de crescimento do aquecimento global Reprodução/Record News

Diante da situação crítica enfrentada por todo o mundo, o evento realizado em Belém deve servir para reafirmar o compromisso dos países com as metas alinhadas há uma década. “Nós estamos diante de um problema global. Nós estamos negociando quanto de gás de efeito estufa cada nação vai colocar na atmosfera, que não reconhece fronteiras”, alerta.


Um dos principais meios para o fortalecimento desse combate é o financiamento climático, que, aliado de instrumentos de implementação, possibilitam que os países implementem as medidas necessárias.

Osório ainda diz que os dias de reunião que antecedem a abertura da COP30 devem ditar o ritmo das negociações que se entenderão pelas duas semanas de evento. “Aqui, a gente vai ter uma ideia das aspirações políticas, os objetivos, as diretrizes, e a expressão da vontade e interesse dos estados em atuar com afinco para que, nessas duas semanas, possamos sair com um resultado satisfatório dessa COP”, conclui.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.