Covid-19: cinco capitais suspendem 1ª dose da vacina nesta terça (22)
Com falta de vacinas, São Paulo, Florianópolis, Aracaju, Campo Grande e João Pessoa aplicarão somente a 2ª dose dos imunizantes
Cidades|Do R7
Ao menos, cinco capitais suspenderam a aplicação da 1ª dose da vacina contra a covid-19 nesta terça-feira (22). Todas as cidades alegaram falta de doses para continuar a vacinação por faixas etárias e deciciram priorizar as pessoas que precisam completar o esquema vacinal.
Leia também
Por isso, São Paulo, Florianópolis, Aracaju, Campo Grande e João Pessoa aplicarão somente a segunda dose dos imunizantes contra o coronavírus. Veja como fica o cronograma em cada uma delas:
São Paulo (SP)
A vacinação foi suspensa nesta terça-feira na capital paulista após faltarem vacinas nas UBSs (Unidades Básicas de Sáude). Com o pouco estoque, hoje a cidade aplicará apenas a 2ª dose dos imunizantes.
No entanto, pessoas de 49 anos poderão se vacinar já nesta quarta-feira (23), de acordo com a prefeitura. A capital espera receber 188 mil doses do governo do estado para retomar a imunização deste grupo etário.
Florianópolis (SC)
A Prefeitura de Florianópolis, em Santa Catarina, informou que, nesta terça-feira (22), abrirá a vacinação exclusivamente para a 2ª dose de pessoas com 67 anos ou mais que já completaram o intervalo obrigatório.
No sábado (19), a prefeitura de Florianópolis informou que, com a chegada de novas vacinas, começaria a vacinar o grupo de 50 e 51 anos pelo sistema drive-thru e ponto-fixo para pedestres. Porém, com a falta de doses, novos grupos foram suspensos.
Aracaju (SE)
A Prefeitura de Aracaju, em Sergipe, informou que, em decorrência da quantidade de pessoas vacinadas no último fim de semana, acima da previsão da administração municipal, foi necessário suspender a campanha de imunização contra a covid-19 a partir desta terça-feira (22) para quem receberia a 1ª dose.
De acordo com a prefeitura, a 2ª dose será administrada normalmente. Em função disso, a imunização de pessoas com 39 e 38 anos está temporariamente suspensa até a chegada de novas doses de vacina para a capital de Sergipe.
Campo Grande (MS)
Em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, a prefeitura divulgou que imunizará hoje apenas pessoas que já foram vacinadas com a 1ª dose até o dia 2 de junho.
Também houve antecipação do intervalo, de 90 para 60 dias, da 2ª dose para quem tomou AstraZeneca até o dia 22 de abril. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, o intuito reforçar a cobertura vacinal com as duas doses.
João Pessoa (PB)
Na capital do Sergipe, a prefeitura irá imunizar somente pessoas que já tenham tomado a 1ª dose de Astrazeneca/Fiocruz há 90 dias.
A Prefeitura de João Pessoa ainda não divulgou uma data para retomar a vacinação com novas faixas etárias e aguarda o envio de novos lotes de vacina pelo Ministério da Saúde.