Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

‘Debate era natural’, diz especialista sobre regulamentação dos serviços por aplicativo

Arthur Igreja analisa como os países reagem ao aumento da ‘uberização’ na economia mundial; Brasil tem nova regra para as empresas

Cidades|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Governo Federal implementa nova regra para transparência em custos de aplicativos de transporte e entrega.
  • Arthur Igreja destaca a importância de regulamentação para entregadores e motoristas na economia uberizada.
  • Comparação com outros países: Europa adota medidas protetivas enquanto EUA e Austrália preferem autorregulação.
  • Discussão sobre a relação entre taxas de desemprego, direitos trabalhistas e o crescimento dos serviços por aplicativo.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Uma nova medida do Governo Federal obriga os aplicativos de transporte e de entrega a detalhar os custos das corridas para os consumidores. A regra tem o objetivo de deixar transparente o valor que é retido pelas empresas nas plataformas digitais e o valor pago aos trabalhadores.

Em entrevista ao Conexão Record News desta quarta-feira (25), o especialista em tecnologia e inovação Arthur Igreja afirma que as reações são diversas e cita a manifestação dos entregadores de delivery realizada em São Paulo nesta quarta (25). Ele comenta que o debate sobre uma legislação para esse tipo de ocupação era algo natural, tendo em vista que o trabalho do entregador ou do motorista de aplicativo se tornou comum no dia a dia das pessoas.


“Quem está no final do elo dessa cadeia são entregadores, são motoristas. Nós temos um contingente, especialmente considerando a dinâmica da economia, porque muitas vezes nós falamos sobre taxa de desemprego, nós falamos sobre direitos trabalhistas e, na verdade, nós caminhamos para a uberização”, explica ele.

Igreja também fala sobre como os outros países estão lidando com esse tipo de serviço. Segundo ele, a Europa reage de maneira mais protecionista, com medidas como as que estão entrando em vigor no Brasil. Já países como Estados Unidos e Austrália mantêm um mercado “autorregulado”: “No final das contas, grande parte da determinação de como o jogo funciona parte das big techs”, analisa.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.