Diocese afasta padre por suspeita de envolvimento em estupro
Airton Freire teria cometido o crime em agosto de 2022, dentro da casa usada para a realização de retiros espirituais, em Pernambuco
Cidades|Do R7*
A Diocese de Pernambuco, grupo responsável pela organização pastoral dividida em territórios, publicou um decreto, na última terça-feira (30), no qual informa a suspensão do "uso de ordem" do padre Airton Freire, que é suspeito de envolvimento em um caso de estupro.
Em entrevista à Record TV, a vítima, Silvia Tavares, conta que conheceu o padre há três anos e que o abuso sexual teria ocorrido em agosto de 2022. Ainda segundo ela, Airton a atraiu para uma casa onde ocorriam os retiros espirituais.
O padre Airton Freire é o fundador da ONG (Organização Não Governamental) Fundação Terra, responsável por alguns trabalhos sociais, principalmente no sertão de Arcoverde (PE).
No decreto, a diocese de Pesqueira, região onde o padre atuava, informou que o homem "não tem mais jurisdição para presidir ou administrar qualquer sacramento ou sacramental por suposto envolvimento em delitos".
Segundo Silvia, o motorista do padre também participou do abuso. Enquanto um cometia o ato ilícito, o outro a ameaçava com uma faca.
O padre Airton acumula mais de 137 mil seguidores nas redes sociais. Em nota publicada em seu perfil oficial no Instagram, o homem diz que "se sente injustiçado por denúncias de atos ilícitos que jamais cometeu".
Ainda no comunicado, ele informa que está confiante em que as investigações realizadas restabelecerão a verdade dos fatos.
*Com a colaboração de Matheus Almeida, daRecord TV
•Compartilhe esta notícia no WhatsApp
•Compartilhe esta notícia no Telegram