‘É algo que costuma acontecer nas COPs’, diz especialista sobre dificuldade de consenso
Mais de 30 países não apoiarão o texto final da COP30 sem um ‘mapa do caminho’ para abandonar os combustíveis fósseis
Cidades|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Mais de 30 países anunciaram que não apoiarão o texto final da COP30 caso não seja incluído um mapa do caminho para abandonar os combustíveis fósseis. O grupo enviou uma carta à presidência brasileira cobrando que o plano permaneça no rascunho da conferência.
Esse mapa é um roteiro político e técnico que define etapas, prazos e metas concretas para reduzir a dependência de petróleo, gás e carvão, apesar da resistência de grandes produtores e consumidores.

Segundo análise do engenheiro florestal André Ferretti, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, a fase atual das negociações é tensa e marcada por revisões constantes dos textos.
“É algo que costuma acontecer nas COPs e boa parte delas não consegue fechar a negociação no prazo inicial estabelecido”, afirma ao Conexão Record News de sexta-feira (21).
Segundo ele, o objetivo é garantir que todos os pontos da Carta de Belém sejam aprovados por consenso entre quase 200 países.
Ferretti destaca ainda que, além da transição energética, outro desafio central é o financiamento para adaptação às mudanças climáticas.
Em Belém, as negociações seguem intensas para que a conferência seja lembrada como a COP das ações.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!











