Cidades Entenda proposta da UFPB de aplicar bônus na nota do Enem para estimular acesso ao ensino superior

Entenda proposta da UFPB de aplicar bônus na nota do Enem para estimular acesso ao ensino superior

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) propõe a aplicação de bônus regional nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estimular a entrada de estudantes de escolas públicas e privadas locais ao ensino superior no estado. Uma reunião sobre o assunto ocorreu na semana passada. Nesta terça-feira (13), o reitor da UFPB, professor […]

Portal Correio
Enem

Enem

Portal Correio
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) propõe a aplicação de bônus regional nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estimular a entrada de estudantes de escolas públicas e privadas locais ao ensino superior no estado. Uma reunião sobre o assunto ocorreu na semana passada.

Nesta terça-feira (13), o reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, foi o entrevistado do Correio Debate da Rede Correio Sat para detalhar o tema. O objetivo da medida em pauta é reduzir as desigualdades regionais e democratizar as universidades públicas.

Na reunião da semana passada, o reitor apresentou uma proposta de minuta, ressaltando que não é o documento final, e que ainda precisa de discussão e estudos prévios para a aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). “Esse é o documento a partir do qual buscaremos definir a demanda. Qualquer decisão será pautada em estudos concretos, mostrando suas necessidades e circunstâncias reais”, explicou.

O texto dispõe sobre critérios para a bonificação de inclusão regional a fim de incentivar o acesso a cursos de graduação e o ingresso na UFPB via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de estudantes que residem e tenham estudado em escolas regulares e presenciais, no estado da Paraíba.

Ele ressaltou que outros Estados do Nordeste já aplicam a bonificação regional, a exemplo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “Nós não podemos ficar de fora desse momento, penalizando nossos estudantes”, finalizou.

Assista abaixo à entrevista do reitor ao Correio Debate.

Últimas