Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entregador é obrigado a levar pedido até o apartamento do cliente? Entenda

Diante de tantos casos de agressão, o R7 procurou as empresas de aplicativo para explicar os deveres dos entregadores nesse caso

Cidades|Gabrielle Pedro, do R7

Entregador é obrigado a levar pedido até o apartamento do cliente?
Entregador é obrigado a levar pedido até o apartamento do cliente? Entregador é obrigado a levar pedido até o apartamento do cliente?

Os entregadores de comida e encomenda por aplicativo têm sido alvo frequente de desrespeito e até de agressão física. Desde o início desta semana, ao menos três motoboys viralizaram nas redes sociais ao expor as cenas de descaso vividas por se negarem a subir até o apartamento do cliente para realizar a entrega do pedido.

Dorivaldo, de 58 anos, é uma dessas vítimas. Ele contou à equipe do Balanço Geral que foi agredido por moradores de um condomínio no bairro da Mooca, na zona leste de São Paulo, depois de se recusar a subir até o apartamento da pessoa que fez a encomenda.

Outros dois casos semelhantes ao de Dorivaldo aconteceram no Rio de Janeiro. Um em Campo Grande e o outro em Jacarepaguá, ambos na zona oeste da cidade.

No entanto, esse tipo de exigência feita pelos clientes contraria as sugestões dadas pelas empresas responsáveis pelas entregas.

Publicidade

O entregador é obrigado a subir até o apartamento do cliente?

A reportagem entrou em contato com a Rappi e o iFood, duas das empresas mais conhecidas no setor, para entender se os entregadores são obrigados a subir até o apartamento do cliente quando são questionados.

A Rappi afirmou que sempre pede a seus colaboradores que esperem o consumidor na portaria para efetuar a entrega e disse que disponibiliza o mapa de rastreio para que não haja nenhum transtorno. "O indicado, nos termos e condições do aplicativo, é que ele aguarde na portaria das casas e prédios. A opção de subir, inclusive, não existe no app."

Publicidade

"Todos os pedidos realizados na nossa plataforma mostram a rota da entrega em tempo real, além do envio de alertas ao usuário que avisam quando seu pedido está chegando. É importante que os consumidores estejam atentos e desçam o mais breve possível para buscar seu pedido. Isso garante mais qualidade na entrega, além de liberar o entregador independente para realizar a próxima entrega", reforçou.

O iFood afirmou que entrou em contato com um dos entregadores mencionados no início da reportagem e que está "prestando toda a assistência necessária".

Publicidade

Além disso, a empresa explicou que pede aos motoboys que esperem pelos clientes na portaria. Entretanto, disse que pode haver exceções.

"Sabemos que pode haver casos em que o cliente tenha alguma restrição de locomoção; nesse caso, nossa orientação é que ele converse pelo aplicativo com o entregador para explicar suas condições e acordar que a entrega seja feita em sua porta."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.