Especialista alerta para ‘inteligência emocional’ antes de pegar a estrada no Carnaval
PRF organiza operação para prevenir acidentes nas principais estradas do país durante o feriado
Cidades|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Ao longo do feriado de Carnaval, mais de 4 milhões de veículos devem circular pelas estradas de São Paulo, destinados ao litoral ou ao interior. Para garantir a segurança dos condutores, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) irá realizar até a próxima quarta-feira (18) uma fiscalização reforçada no combate à embriaguez ao volante.
Além do trabalho das autoridades, os próprios motoristas também precisam fazer a parte deles, como afirmou o diretor da FGV Transportes, Marcus Quintella. “Acho que a dica maior — além daquelas que já devem estar na mente das pessoas, como ter um carro em boas condições, estar descansado e não beber — é o planejamento da viagem. Então, entender os horários críticos, ver as condições climáticas, porque tem certos lugares que é inevitável o congestionamento”, aconselhou em entrevista ao Conexão Record News desta sexta (13).
Além disso, o especialista afirmou que a educação no trânsito e a inteligência emocional são importantes. Costumes como trafegar em acostamentos, dirigir agressivamente e costurar o trânsito devem ser evitados, pois, além de serem perigosos, não funcionam na prática. “Existem estudos e simulações que mostram que se você ficar na mesma fila, vai chegar, na maioria das vezes, no mesmo tempo que se ficasse oscilando entre as linhas”.
Outro mito derrubado pelo diretor é o de que altas velocidades nas rodovias levariam a um resultado mais rápido. Por conta das paradas feitas ao longo da viagem, devido aos congestionamentos, a velocidade média final é semelhante a do limite da estrada. O correto é ficar levemente abaixo do valor definido, nem muito acima ou abaixo dele, para evitar acidentes.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!












