Cidades Eventos online marcam Dia da Consciência Negra

Eventos online marcam Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, data da

Portal Correio

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, vai ser lembrado na Paraíba com uma live-show da cantora Luedji Luna. A ação faz parte de uma programação mais ampla ao longo do mês, que este ano trabalha o tema ‘Por uma Paraíba Antirracista’ e inclui a inauguração do Centro Estadual de Referência da Igualdade Racial – João Balula, o 2º do Nordeste e o 4º do país com atendimento multiprofissional para casos de racismo e intolerância religiosa.

Leia também: Rieg comemora 10 anos de carreira com single e videoclipe

A realização da live-show é do Governo do Estado, por meio de parceria entre a Fundação Espaço Cultural com a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH). O evento virtual ocorre a partir das 20h30 no canal TV Funesc no YouTube.

Cantora e compositora baiana, Luedji Luna é um dos expoentes da música brasileira. Com dois álbuns, um EP e diversas parcerias lançadas, já foi contemplada com o Prêmio Afro (2017) e pelo Prêmio Bravo na categoria Revelação (2018).

A artista apresenta o show ‘Mundo’, acompanhada por DJ Vitonez, Zudizilla e Stefanie MC. O repertório é composto por releituras remixadas de suas canções do disco ‘Um Corpo no Mundo’, produzidas e lançadas em parceria com DJ Nyack em 2019, além de canções das participações especiais e músicas de referência para seu trabalho.

Campina Grande

A Prefeitura de Campina Grande realiza nesta quarta-feira (18), a abertura da VII Semana da Consciência Negra, em consonância com a lei municipal 5337/2013. Este ano o evento acontecerá de forma online e terá como tema central “Educação Étnico Racial na Prática Escolar”. A programação começou quarta-feira, por meio do canal da Seduc, no Youtube.

A primeira noite de diálogos teve as presenças da presidente do Conselho Municipal de Educação, Rilma Suely de Souza Melo; do professor especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais e coordenador do Movimento Negro de Campina Grande, Moisés Alves da Silva e da docente do Programa de Pós-Graduação em História da UFPB e membro da Organização de Mulheres Negras na Paraíba, Solange Banto Rocha.

A VII Semana da Consciência Negra acontece até esta sexta-feira, 20 de novembro.

Dia da Consciência Negra

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil.

A alusão à data foi criada em 2003 e incluída no calendário escolar, até ser oficialmente instituída em âmbito nacional mediante a Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em aproximadamente mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais.

Últimas