Financiamento para proteção ambiental é questão central da COP30, diz especialista
Analista pontua papel do país para garantir o acesso de nações menos favorecidas a recursos para preservação de florestas
Cidades|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A COP30, cúpula do clima das Nações Unidas realizada em Belém, demonstra a capacidade do Brasil em liderar o mundo como potência de energia limpa, segundo análise de Kleber Galerani, professor de relações internacionais.
Ao Conexão Record News de quinta-feira (6), Galerani comenta que o evento destaca o posicionamento brasileiro na captação de recursos para os países em desenvolvimento protegerem seus biomas. “Acho que é uma das questões centrais desta COP — de onde virá o recurso para que muitas vezes esses estados não avancem na degradação do meio ambiente”, comenta o especialista.

A partir da próxima segunda-feira (10), Belém será o centro das atenções globais com a realização da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O encontro contará com representantes de 143 delegações e deve reunir cerca de 55 mil participantes para definir novos caminhos para enfrentar as alterações climáticas e avançar na implementação de projetos discutidos em edições anteriores.
Com a Amazônia como cenário, líderes mundiais irão debater temas como transição energética, redução do uso de combustíveis fósseis e estratégias para impedir que o aquecimento global ultrapasse 1,5 °C nos próximos anos. Outro ponto central será a responsabilização dos grandes emissores de poluentes e a definição de mecanismos de apoio financeiro aos países em desenvolvimento, que sofrem mais intensamente os impactos das mudanças climáticas.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
