Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

'Fiquei perplexo': cliente recebe comanda com a palavra 'preto' em churrascaria no DF

O caso foi registrado na Decrin como injúria racial, na última quinta-feira (6)

Cidades|Do R7

Vítima sofreu injúria racial em uma churrascaria
Vítima sofreu injúria racial em uma churrascaria

Um homem denunciou ter sofrido injúria racial ao receber de um garçom uma comanda com a palavra "preto" durante um evento em uma churrascaria da rede Fogo de Chão, no Distrito Federal, na última quarta-feira (5). A churrascaria pediu desculpas pelo ocorrido.

De acordo com a Polícia Civil, o jantar foi promovido por uma concessionária de veículos, do modelo Mini Cooper, para colecionadores. No início do evento, cada participante recebeu uma comanda com o respectivo nome escrito a caneta de tinta preta.

No fim do jantar, a vítima contou à polícia que um garçom, de cor branca, foi até a mesa à qual ele estava sentado para entregar a nota do serviço. 

Leia também

Ao receber o papel, o homem teve uma surpresa, pois havia a palavra "preto", escrita a caneta de tinta preta, ao lado de seu nome. Ele contou que ficou ''paralisado e sem acreditar que aquilo realmente estava ocorrendo''.


A vítima, segundo a Polícia Civil, chegou a perguntar a outro participante, que estava sentado à mesma mesa, se o que estava escrito na comanda era realmente a expressão ''preto''. O homem também "'ficou perplexo'' ao ler o papel.

No dia seguinte, a denúncia foi registrada na Decrin (Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência), responsável pela investigação.

A churrascaria pediu desculpas pelo fato. "Nós, do Fogo de Chão, queremos nos desculpar pelo incidente em Brasília com um de nossos clientes. Reforçamos que toda a nossa história é pautada pelo fomento da diversidade, respeito aos direitos humanos e incentivo ao desenvolvimento das pessoas, e que não compactuamos com nenhuma forma de discriminação ou sequer a percepção da mesma. Sendo assim, afirmamos que medidas internas cabíveis ao caso já foram providenciadas, tal como o reforço do nosso programa de treinamento a todos colaboradores da rede", informou a rede.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.