Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alerta de granizo e tempestade para todo o ES; chuva deve continuar até o final do mês

Até a próxima quarta-feira (24), fortes pancadas de chuva podem ocorrer em Vitória diariamente

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Se janeiro foi um mês com altas temperaturas e sol forte, o período chuvoso, tradicional do verão, está mais evidente em fevereiro. De acordo com a Climatempo, nos 16 primeiros dias do mês, Vitória registrou mais de 180 milímetros de chuva e a previsão é que esse número aumente.

Para esta quarta-feira (17), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um aviso para o risco de granizo, chuvas intensas, vendaval e tempestade para todo o estado. O alerta é válido até as 3 horas desta quinta-feira (18). 

Segundo o Inpe, as condições são favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva fortes, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de ventos fortes, e acumulados significativos pontuais de precipitação. Não se descarta a queda pontual de granizo.

Mês chuvoso

De acordo com a Climatempo, além de Vitória, outras capitais, como Belo Horizonte, Goiânia e Brasília, também já superaram a média de chuva para o fevereiro. Isso porque a circulação de ventos sobre o Brasil está começando a organizar um corredor de umidade entre o Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal.

Com a concentração de umidade provocada pelos ventos, grandes e persistentes áreas de instabilidade tendem a se formar sobre esses estados provocando chuva frequente. O aumento da frequência da chuva já deve ser notado até o final desta semana e deve prosseguir até meados da próxima semana. Até a próxima quarta-feira (24) Vitória estará sujeita a fortes pancadas de chuva diariamente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.