Folha Vitória
Folha VitóriaOs alunos da escola estadual Lyra Ribeiro Santos, localizada em Kubitschek, produziram um documentário mostrando as riquezas do manguezal Concha d’ostra, em Guarapari. O projeto foi realizado por estudantes do turno vespertino do ensino fundamental II e foi orientado por professores da área das ciências humanas da escola.
O professor de geografia Wendel Piumbini, foi um dos orientadores do projeto e disse que a ideia do documentário surgiu após ser observada a falta de conhecimento dos alunos acerca do tema. “Apesar de alguns deles morarem perto do manguezal, muitos tinham um olhar pejorativo sobre ele. Nós realizamos um questionário com os alunos e vimos a necessidade de despertar a consciência ambiental deles sobre esse ecossistema”, explicou.
Wendel contou que o projeto foi realizado entre agosto e outubro deste ano e que longo do desenvolvimento, foram feitas apresentações na escola, produção de cartazes, aulas de campo, entre outros.
Foto: Wendel PiumbiniFolha Vitória
Folha VitóriaAlém do documentário, Wendel contou que os alunos também escreveram uma carta ao poder público cobrando ações voltadas para o manguezal. “Nós vamos tentar enviar essa carta para a câmara municipal para pedir um olhar com maior cuidado para esse ecossistema que é tão importante”, declarou.
Segundo o professor, os resultados do projeto foram positivos. “A gente conseguiu atingir o nosso objetivo que era conscientizar os alunos quanto a importância do manguezal tanto para a questão ambiental quanto para as pessoas que moram no local”, disse.
Os alunos também fizeram uma página no facebook para divulgar as etapas do projeto. “Inicialmente seria só para a escola, mas os alunos se mostraram tão solícitos e maravilhados que decidimos expandir para fora do ambiente escolar também”, enfatizou.
Foto: Wendel PiumbiniFolha Vitória
Folha VitóriaVocê conhece as riquezas do manguezal?
O professor Wendel explicou que pesquisas científicas já comprovaram que o manguezal é o berço da vida marinha. “Praticamente toda a vida marinha se alimenta dos seres vivos que estão nesse ecossistema, por isso é tão importante leis mais rígidas quanto ao período de defeso”, disse.
Wendel contou que o manguezal também é importante para os pescadores. “Pelo fato dos peixes se deslocarem até o manguezal para se alimentar, antigamente os pescadores nem precisavam ir para alto mar para pescar, ali mesmo eles conseguiam pegar grandes quantidades. Porém, com as ações humanas como o despejo de lixos e esgoto, essa quantidade tem diminuído”, explicou.
Além disso, o manguezal de Guarapari revela muitas belezas. Wendel disse que durante a realização do documentário, os alunos fizeram um passeio de escuna e puderam ter outro olhar sobre esse local. “Mesmo tendo alguns alunos que já conheciam esse ecossistema de perto, nesse passeio eles puderam ver o manguezal como um lugar que também é muito bonito turisticamente” enfatizou.
Confira o documentário:
Texto: Sara de Oliveira