Folha Vitória Anvisa recolhe remédios para tratamento de infecções de garganta e ouvido

Anvisa recolhe remédios para tratamento de infecções de garganta e ouvido

Farmacêuticas estão proibidas de distribuir e comercializar o Zinnat e o Cefagel em todo o país

Foto: reprodução/pixabay

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai recolher dois medicamentos usados para tratamento de infecções no ouvido e na garganta. A informação foi confirmada pelo Portal R7 nesta quinta-feira(2). 

Lotes dos medicamentos Zinnat e Cefagel já começaram a ser recolhidos voluntariamente pelas fabricantes, que estão proibidas de distribuir e comercializar os produtos.

No caso do Zinnat 250mg sachê, fabricado pela GSK Brasil, a decisão é motivada após resultados insatisfatórios em estudos de estabilidade. Segundo a farmacêutica, a versão do remédio recolhido tem baixa demanda no Brasil e não oferece risco ao paciente.

"Até que a causa seja identificada, o processo de fabricação relacionado a esta linha de produção permanecerá interrompido. No momento não possuímos uma previsão de retorno à comercialização. Importante ressaltar que não há nenhum impacto na saúde e segurança do paciente e o recolhimento é voluntário, não mandatório", informou o laboratório.

Já o Cefagel, produzido pela Multilab, apresentou erros no processo de embalagem primária do medicamento. O R7 também entrou em contato com o laboratório e aguarda retorno.

Os remédios são indicados para o tratamento de amigdalites, faringites, infecções no ouvido, pneumonia, bronquite, infecção urinária, sinusites, infecções na pele e tecidos moles. Por serem antibióticos, eles só podem ser vendidos presencialmente em farmácias com apresentação da receita.

*Com informações do Portal R7

Últimas