Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após a liberação dos cruzeiros, veja quais navios fazem parte da temporada brasileira em 2021/22

MSC e Costa trazem 5 embarcações, com destaque para o Costa Smeralda, maior a navegar neste período e com capacidade para mais de 6 mil passageiros

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Com a autorização da navegação de cruzeiros marítimos na costa brasileira na temporada 2021/2022, confirmada no último dia 02 de outubro pelo Governo Federal, os chamados "cruzeiristas" em todo o Brasil contam os dias para poder enfim embarcar nos navios, após 20 meses de espera.

"Marinheiros de primeira viagem" ou viajantes experientes vão poder aproveitar a temporada brasileira, que começa em novembro deste ano e termina apenas em abril do ano que vem, totalizando seis meses de diversão turística.

A América do Sul, e especialmente o Brasil, são mercados chave para as armadoras (empresas de cabotagem), que comemoram o retorno das viagens e a liberação no país. No momento, duas empresas irão trazer seus navios para a costa brasileira: a MSC Cruzeiros, com três embarcações (Seaside, Preziosa e Splendida), e a Costa Cruzeiros, com duas (Smeralda e Fascinosa).

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Com roteiros entre três e nove noites, além da substituição das travessias oceânicas (quando os navios viajam da Europa para o Brasil e vice-versa) por destinos nacionais, os locais de embarque e/ou visitação estão espalhados pelo nosso litoral: Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), Salvador (BA), Angra dos Reis (RJ), Balneário Camboriú (SC), Búzios (RJ), Cabo Frio (RJ), Fortaleza (CE), Ilha Grande (RJ), Ilhabela (SP), Ilhéus (BA), Itajaí (SC), Maceió (AL), Porto Belo (SC), Recife (PE) e Ubatuba (SP).

Publicidade

Conheça os navios da temporada brasileira

*Costa Smeralda

Publicidade

Maior navio de cruzeiro a navegar no Brasil nesta temporada e também na história, o Costa Smeralda tem capacidade para mais de 6.500 passageiros. A embarcação ainda conta com 13 piscinas e banheiras de hidromassagens, 11 restaurantes e 19 bares. Será o único impulsionado à diesel e também com gás natural liquefeito (GNL), o que propicia um maior cuidado com o meio ambiente ao utilizar o combustível mais limpo do mundo.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Inaugurado em 2019, o Costa Smeralda fará a sua estreia na América do Sul, com roteiros de sete noites entre Santos, Salvador e Ilhéus durante toda a temporada. De bandeira italiana, o navio contará com mais de 1.600 tripulantes, tem como medidas 337 metros de comprimento, por 42 de largura, e pesa mais de 185 toneladas. Os embarques e desembarques deste navio serão feitos nos portos de Santos e Salvador.

Publicidade

*Costa Fascinosa

Cenário do filme "Meu Passado me Condena", com Fábio Porchat e Miá Mello, o navio Costa Fascinosa navega mais uma vez pela costa brasileira, nesta que é a sua 8ª temporada no país. Menor que o companheiro Costa Smeralda, o Fascinosa tem capacidade para quase 3.800 passageiros e conta com mais de 1.100 funcionários. Os embarques e desembarques deste navio serão feitos inicialmente em Santos, mas a partir de dezembro o navio ficará sediado no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, mas também terá opção de embarque em Itajaí, Santa Catarina.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Com mais de 114 toneladas, e medindo 290 metros de comprimento por 35,5 de largura, o Costa Fascinosa foi inaugurado em 2012, mas passou por reforma em seus interiores em 2019. O navio é irmão gêmeo de outros quatro: Costa Favolosa, Costa Pacifica, Carnival Splendor e Costa Serena. O Costa Fascinosa conta com 9 piscinas e banheiras de hidromassagens, 6 restaurantes e 12 bares.

*MSC Seaside

Dotado de uma promenade (pista) que circunda todo o navio na altura do 7º andar, o MSC Seaside estreia na temporada brasileira e é irmão gêmeo do MSC Seaview, que esteve no país nas últimas duas temporadas. O MSC Seaside é conhecido como o "navio que segue o sol" e combina áreas internas e externas com lugares para comer, beber, fazer compras, nadar e tomar sol para os seus mais de 5 mil hóspedes de capacidade. Além disso, o navio possui uma grande quantidade de cabines com varanda, para contemplação dos locais visitados.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Grandioso, com mais de 150 toneladas, o MSC Seaside (traduzindo, significa "Beira-Mar") possui passarelas com piso de vidro, chamadas "Ponte dos Suspiros", oferecendo visual e experiências únicas a quem passar pelo local. De lazer, o navio oferece pistas de boliche, parque aquático com 5 toboáguas e uma tirolesa. Os embarques e desembarques deste navio serão feitos em quatro locais: Santos, Rio de Janeiro, Salvador e Maceió.

*MSC Preziosa

Veterano nas águas brasileiras, o MSC Preziosa faz novamente a alegria dos cruzeiristas brasileiros, que usufruem do navio no país em várias temporadas desde 2013, quando foi inaugurado. Com capacidade para mais de 4.300 passageiros e quase 1.400 tripulantes, o MSC Preziosa foi construído num estaleiro na França, batizado na Itália pela atriz Sophia Loren e teve a Xuxa com madrinha em sua 1ª temporada no Brasil.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Como opções de lazer com destaque, a embarcação tem uma piscina de borda infinita e um toboágua que avança sobre o mar, além de cinema 4D, teatro e as bem procuradas escadas com degraus de cristais Swarovski, que rendem ótimas fotos. Baseado nos Portos de Santos e Rio de Janeiro para embarque e desembarque, o MSC Preziosa será o 1º navio a chegar ao Brasil, em 05 de novembro, e fará cruzeiros de duração variada durante a temporada, passando por locais como Ilha Bela, Ilha Grande, Maceió, Ilhéus, Salvador e Cabo Frio.

*MSC Splendida

Oferecendo itinerários pelas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, o MSC Splendida volta ao país após seis anos. Fazendo viagens de sete noites por destinos como Porto Belo, Balneário Camboriú, Ilhabela e Cabo Frio, o navio tem como opções de lazer um simulador de Fórmula 1, quatro piscinas, seis restaurantes, 18 bares, um teatro com shows ao estilo Broadway, cassino e discoteca.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Mais antigo entre todos os navios desta temporada brasileira, o MSC Splendida foi inaugurado em 2009, mas passou por reformas significativas em 2017. A embarcação pode receber mais de 4.300 hóspedes, conta com cerca de 1.370 tripulantes e também conta com o exclusivo MSC Yacht Club, um luxuoso "iate dentro de um navio". Além de suas 71 suítes, o local possui sua própria recepção, serviço de mordomo 24 horas, restaurante privativo, lounge, deck da piscina e bar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.