Após motim em Viana, mais de 100 presos são transferidos para presídio de segurança máxima
Confusão aconteceu na tarde de terça-feira, na Penitenciária Agrícola, e envolveu detentos de uma cela coletiva
Folha Vitória|Do R7
Mais de 100 presos que estavam na Penitenciária Agrícola, no Complexo de Viana, foram transferidos para a Penitenciária de Segurança Máxima, após se envolverem em uma confusão na unidade prisional, na tarde da última terça-feira (01).
A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que classificou o episódio como "tumulto". No entanto, a reportagem do Folha Vitória obteve a informação, por meio de fontes, de que houve um motim no presídio.
Na Penitenciária Agrícola de Viana são custodiados detentos que cumprem pena no regime semiaberto, ou seja, podem trabalhar durante o dia, mas precisam passar a noite no presídio. Entretanto, os 119 presos envolvidos no motim passarão por regressão de regime, ou seja, vão do semiaberto para o fechado.
De acordo com a Sejus, a confusão envolveu detentos de uma cela coletiva, que tem capacidade para abrigar um maior número de presos. "Na ocasião, um tumulto foi registrado após o não cumprimento de procedimentos de rotina por parte dos internos", informou a secretaria, em nota.
Ainda de acordo com a Sejus, a situação foi imediatamente controlada pela equipe operacional, sem o registro de vítimas. A ocorrência foi registrada na Delegacia Regional de Cariacica.
Todos os detentos envolvidos no motim foram conduzidos para a delegacia e, em seguida, ao Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, para a realização de exames.
Confira a nota da Sejus na íntegra:
A Secretaria da Justiça (Sejus) informa que houve registro de uma ocorrência entre detentos de cela coletiva da Penitenciária Agrícola, que fica no Complexo de Viana, na tarde dessa terça-feira (01).
O fato ocorreu em um pavilhão (cela coletiva), com capacidade para abrigar maior número de detentos. Na ocasião, um tumulto foi registrado após o não cumprimento de procedimentos de rotina por parte dos internos. A situação foi imediatamente controlada pela equipe operacional, sem o registro de vítimas.
Mesmo sem vítimas, a ocorrência foi registrada na Delegacia Regional de Cariacica. Os 119 detentos envolvidos foram transferidos para a Penitenciária de Segurança Máxima 1, uma vez que irão passar por regressão de regime, do semiaberto para o fechado.
LEIA TAMBÉM
>> Quase 100 detentos não retornaram aos presídios do ES após 'saidinha de Natal'