Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Atrasos e cancelamentos: voos no aeroporto de Vitória são afetados após acidente em Congonhas

Somente em uma companhia aérea, pelo menos cinco voos com destino a Vitória ou partindo da capital foram afetados

Folha Vitória|

Foto: Monica Zorzanelli

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O acidente com um avião de pequeno porte, cujo pneu estourou durante o pouso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, causou reflexos e afetou voos no aeroporto de Vitória. O fato ocorreu na tarde de domingo (9), mas na manhã desta segunda-feira (10) o movimento ainda era intenso no terminal capixaba.

Até as 20h30 de domingo (9), o Aeroporto de Congonhas tinha mais de 70 voos cancelados ou atrasados, entre chegadas e partidas. Cinco pessoas estavam a bordo do avião em que houve o incidente, mas não ficaram feridas, segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). 

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo!

Publicidade

Após o incidente, o avião foi parar rente ao barranco, no fim da pista, já ao lado da avenida Washington Luís, na zona sul de São Paulo. A aeronave, um Learjet-75 prefixo PP-MIX, partiu de Foz do Iguaçu, às 12h15, com destino a Congonhas.

Os reflexos da interdição afetaram as viagens no Espírito Santo. Na manhã desta segunda, diversos passageiros estavam no aeroporto de Vitória aguardando a solução para seguirem viagem.

Publicidade

O comerciante Pedro Dias contou que passava férias em Fortaleza e voltava para casa, em São Paulo, neste domingo. Durante uma escala em Vitória, ele foi informado que o voo havia sido cancelado. Agora, ele aguarda para terminar a viagem de volta.

Voos afetados em Vitória

De acordo com a Gol, pelo menos cinco voos para Vitória foram afetados. A companhia informou que está possibilitando que os clientes posterguem ou cancelem suas viagens sem custo até o dia 23/10, dependendo apenas da disponibilidade de voos.

Publicidade

Para remarcação ou pedido de reembolso, os clientes devem entrar em contato pelo telefone 0800 704 0465. Para clientes Smiles, o telefone é 0300 115 7001 (Smiles e Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro e Diamante). A GOL lamenta o inconveniente.

Os voos afetados para Vitória foram: G31358 CGHVIX, G31373 VIXCGH, G31373 VIXCGH, G32154 CGHVIX e G32155 VIXCGH.

A Latam não informou a quantidade de voos afetados, mas pede aos clientes que, até que se normalizem, verifiquem o status do seu voo em latam.com ou no app da Latam, em "Minhas Viagens" antes de irem para o aeroporto e só saiam de casa se conseguirem fazer o check-in online.

A companhia informou que todos os clientes com voos domésticos programados com origem, conexão ou destino em São Paulo/Congonhas nos dias 9/10 e 10/10 têm total flexibilidade de postergar ou cancelar suas viagens sem custo, e podem remarcar ou pedir o reembolso integral das suas passagens aéreas sem cobrança de multa nem de diferença tarifária. Essa flexibilização voluntária pode ser feita pelo site da companhia em "Minhas Viagens" até 10/10. Caso tenham dificuldades, devem entrar em contato com a central de vendas e serviços (4002-5700 nas capitais, ou 0300 570 5700 nas demais localidades do Brasil).

Leia também: Vazamento de água forma "rio" na curva do Saldanha e chama a atenção de motoristas

Situação em Congonhas

Com a pista fechada, voos foram cancelados e o aeroporto ficou com o saguão lotado de passageiros. A operação foi retomada no fim da noite de domingo.

Em nota, a Infraero informou que, após uma "aeronave de pequeno porte pousar no Aeroporto de Congonhas, o pneu do seu trem de pouso traseiro estourou, causando saída de pista e parando na taxiway, às 13h32 deste domingo, 9/10".

"Todas as equipes técnicas foram acionadas e as providências necessárias, tomadas de imediato para a retirada da aeronave o mais rápido possível", disse.

De acordo com a Infraero, a pista principal foi interditada; já a auxiliar estava liberada para aviação executiva.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.