Folha Vitória
Folha VitóriaA Prefeitura da Serra vai instalar novos radares fixos nas avenidas mais movimentadas do município, além de comprar equipamentos portáteis para agentes de trânsito e para a Guarda Municipal. Se tudo correr de acordo com o cronograma, os equipamentos devem começar a funcionar no fim do ano.
De acordo com o secretário de Obras do município, Halpher Luiggi, ainda não há o número exato de quantos equipamentos serão instalados, uma vez que o processo de licitação ainda está em tramitação, por meio de ata de registro de preços, que obriga o município a prestar contas de todas as futuras contratações.
O secretário adiantou, no entanto, que os radares estarão em pontos como as avenidas Norte-Sul, Talma Rodrigues Ribeiro, Audifax Barcelos e Eldes Scherrer Souza, as mais movimentadas do município. Além disso, a prefeitura também vai instalar um radar na BR-101, em trecho que será municipalizado.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Ainda de acordo com o secretário, enquanto os estudos prosseguem, o município se concentrará na entrega de ações planejadas antes mesmo da instalação dos equipamentos.
"Dentro deste contexto, os estudos que estamos fazendo nos levam primeiro a algumas ações que são antecessoras à instalação dos equipamentos, como a entrega de sinalização adequada, quebra-molas, um semáforo onde houver um fluxo elevado de pedestres", disse.Luiggi afirma que as localizações foram pensadas estrategicamente por conta do alto índice de acidentes nas vias selecionadas, principalmente em pontos como a Avenida Norte-Sul.
"Em alguns pontos é extremamente necessário, por exemplo, quando o motorista entra pela Avenida Norte-Sul e pega o acesso para Taquara, é um trecho perigoso. Tivemos muitos acidentes ali com vítimas graves e leves. Estarão nas principais avenidas da Serra e também na BR-101", afirmou.Alto fluxo de veículos propicia ocorrência de acidentes
A Serra é atualmente o município capixaba com mais veículos registrados, com cerca de 220 mil. Além disso, como explica o secretário, a cidade conta também com o maior PIB do Espírito Santo, além de ser uma cidade industrial, o que aumenta consideravelmente o fluxo de carros.
Há muitas pessoas que moram na Serra e trabalham em Vitória ou em outros municípios, o que causa grande congestionamento no trânsito todos os dias, o que poderia ser minimizado com as sinalizações adequadas.
"Na última segunda-feira (29) mesmo tivemos uma pequena manifestação de rodoviários e que atrapalhou o trânsito de forma intensa. Isso formou filas quilométricas, cobrindo quase toda a Reta do Aeroporto, chegando quase à Ufes, assim como na direção de Jardim Camburi", disse.
"O que acontece é que há muitos veículos que vêm de fora do município e essa grande quantidade de veículos significa muitas pessoas que não respeitam a sinalização, o sinal vermelho. E claro, o que mais causa acidentes, o consumo de bebida alcoólica. A pessoa bebe e excede os limites de velocidade. É este tipo de coisa que a fiscalização eletrônica ajuda a evitar", complementou.Fiscalização eletrônica diminui acidentes fatais em até 80%
O secretário lembrou ainda que a função dos equipamentos representa mais do que um alívio ao trânsito, evitar acidentes e óbitos nas rodovias municipais. Segundo ele, em vias com radares, as mortes diminuem em 80% e os acidentes em até 75%.
"Você chega a reduzir os óbitos em até 80%, pois a sinalização adequada significa que os motoristas têm mais atenção ao trânsito. Os que eventualmente cometerem alguma infração, sentirão onde mais dói, infelizmente, que é no bolso. Isso também ajuda a evitar acidentes".
Luiggi lembra que a instalação representa assegurar que o município da Serra de que o trânsito terá mais fluidez e segurança, uma vez que a cidade já foi campeã de acidentes de trânsito no Estado durante os anos 1990 e 2000, principalmente na questão de municipalização do trecho da BR-101.
"O grande temor das pessoas é que ao municipalizar a via da BR-101 não haverá sinalização, mas planejamos exatamente o contrário, sinalizar bem. O município já teve índices de acidentes mais alarmantes, mas hoje continuam muito altos. É isso que queremos evitar".A Serra investirá também em radares portáteis que serão utilizados pelos agentes de trânsito e pela Guarda Municipal, e fiscalização de automóveis será realizada durante o dia e também a noite.
O secretário afirmou que os equipamentos portáteis estão previstos para entrega junto com outras obras de sinalização e que começarão a ser utilizados antes dos fixos no município.
Leia Também: Bloqueio na Ufes continua e alunos vão dormir no local; reitoria diz que busca diálogo
*Reportagem: Guilherme Lage