Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Black Friday: saiba como se proteger contra golpes e fraudes em compras online

Formas de pagamento, links por e-mail e confiabilidade da empresa são alguns pontos que devem ser analisados pelos consumidores na hora da compra

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Conhecido pela temporada da Black Friday, o mês de novembro encanta inúmeros consumidores que estão atrás de um precinho mais baixo. Porém, apesar do brilho nos olhos, os compradores também precisam estar atentos para não caírem em fraudes e transformarem o prazer das compras em pesadelo.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Com o intuito de alertar consumidores neste agitado período do ano, o Procon de Linhares elencou algumas dicas sobre como realizar compras seguras diante de tantas liquidações e preços aparentemente baixos.

De acordo com o diretor do Procon de Linhares, Geraldo Roza, neste ano, a data oficial da Black Friday será no dia 25 de novembro. Segundo ele, o evento consolidado no calendário do comércio brasileiro ganha mais repercussão a cada ano que se passa.

Publicidade

“Muitos consumidores esperam pela data para garantir bons descontos e economizar nas promoções e liquidações que surgem. Por isso, é importante redobrar os cuidados antes de ir às compras. Os preços podem até parecer tentadores, mas é importante se planejar para não complicar o orçamento com a Black Friday”, alertou o diretor.

Em caso de compras virtuais, o Procon chama atenção para levar em consideração os fornecedores mais conhecidos. 

Publicidade

“Pesquise a procedência, o histórico e verifique se o mesmo possui um CNPJ, endereço, e-mail, telefone de contato, SAC e Ouvidoria. As compras realizadas fora da loja física podem ser canceladas no prazo de sete dias, contados da data da compra ou da entrega do produto. Desconfie e jamais se iluda com preços extremamente menores que a média de preço daquele produto no mercado”, concluiu o diretor.

Confira dicas para evitar transtornos nas compras da Black Friday:

- Compre somente o necessário, nunca compre por impulso ou porque o preço está muito atrativo;

Publicidade

- Na compra de um produto, não se apegue a marcas, a qualidade do produto é uma obrigação de mercado;

- Verifique e pesquise se o fornecedor escolhido não possui reclamações nas plataformas de reclamação, ainda faça uma pesquisa no link para verificar se o site é confiável;

- Não clique em ofertas por e-mail ou WhatsApp, escolha comprar somente por sites oficiais e devidamente identificados;

- Evite comprar se o pagamento pelo produto for ofertado somente por débito, Pix ou depósito bancário;

- Na dúvida, entre em contato com o fornecedor através de sites oficiais para obter esclarecimentos e confirmar a oferta;

- Certifique-se do preço exato do produto para concluir a compra;

- Planeje sua compra e os gastos. Compras por impulso e desnecessárias podem comprometer o orçamento;

- Compras realizadas presencialmente em lojas físicas não poderão ser canceladas, salvo os casos excepcionais, portanto, confira o tamanho do produto, cor e qualidade antes de concluir a compra;

- Ao comprar em uma loja física, verifique se existe a possibilidade de troca do produto, confirme as regras antecipadamente com o responsável pelo estabelecimento e por escrito.

LEIA TAMBÉM: >> Black Friday: dicas para você comprar com segurança

>> Black Friday está no radar de 71% dos consumidores em 2022

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.