Folha Vitória Cães e gatos: prefeituras da Grande Vitória fazem mutirão com mais de mil vagas de castração

Cães e gatos: prefeituras da Grande Vitória fazem mutirão com mais de mil vagas de castração

As ações tem como objetivo reduzir os animais em situação de rua, evitar a proliferação de doenças, estimular a adoção e a guarda responsável dos pets

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Os municípios da Grande Vitória, entre eles Vila Velha e Cariacica, serão contemplados com um mutirão de castração de animais. As ações, realizadas pelas prefeituras, tem como objetivo reduzir os animais em situação de rua, de abandono, evitar a proliferação de doenças, estimular a adoção e a guarda responsável dos pets. 

Uma cirurgia de castração em uma clínica particular, custa entre R$ 400 e R$ 1,5 mil, dependendo do peso, sexo e tamanho do animal Quem não tem como arcar com os custos, pode conseguir gratuitamente com as prefeituras. 

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias! 

No município de Vila Velha, o mutirão acontecerá no bairro Jabaeté neste sábado (19). A ação acontece na Unidade Municipal de Ensino Fundamental Paulo César Vinhas (Caique), das 8h30 às 13 horas. No local, serão abertas mais 500 castrações de caninos gratuitas. 

Entretanto, alguns critérios devem ser seguidos, por exemplo: 

-Munícipes que possuem cães e gatos sob sua tutela e que possuem renda familiar de até três salários mínimos;
-Pessoas físicas classificadas como "protetores de animais independentes", que possuem quantidade superior a três cães e/ou gatos, sem raça definida ou comprovadamente resgatados das vias públicas do município
-Pessoas físicas ou jurídicas classificadas como “abrigos de animais" ou "lar temporário de animais", que realizam a atividade de alojamento de cães e gatos resgatados nas vias públicas e estão localizados no município
-Pessoas jurídicas classificadas como "Sociedade Civil Organizada (ONG'S) que possuem comprovadamente seu abrigo de animais localizado no município, desde que cumpridos os requisitos constantes do Edital 002/2022.

Em Cariacica, foram abertas mais de 600 vagas para castração gratuitas de cães e gatos de tutores do município, entretanto, a quantidade de senhas não conseguiu atender a todos. 

Mais 100 vagas serão abertas, às 9 horas, neste sábado (19), no Centro Administrativo, que fica próximo ao Estádio Kleber Andrade, no bairro Rio Branco. 

Poderão participar: 

-Moradores de Cariacica em geral poderão inscrever um animal para castração.

-Moradores que são inscritos no CadÚnico poderão cadastrar até dois animais.

-Protetores independentes poderão ter até três animais castrados. 

Outros municípios da Grande Vitória também têm projetos de castração animal gratuita, por exemplo, em Vitória. No próximo ano, em 2023, o município irá ofertar 3.600 castrações, oferecidas através do Programa “Vitória de Castração Animal”. 

Na ação, os animais terão acesso à esterilização cirúrgica, com previsão de exames laboratoriais pré-operatórios para auxiliar a avaliação clínica, aplicação de microchip, realização de registro e cadastro para identificação de cada animal.

LEIA TAMBÉM: Cães e gatos: Vitória terá mais 3.600 vagas de castração em 2023. Saiba como fazer 

Últimas