Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Capixaba estreante nos Jogos Escolares da Juventude surpreende e leva medalha no atletismo

A jovem conquistou o lugar mais alto do pódio na prova do lançamento do dardo, no último dia de disputa do segundo bloco da competição

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7

Folha Vitória
Folha Vitória

O atletismo capixaba fechou sua participação nos Jogos Escolares da Juventude, em Natal, no Rio Grande do Norte, com chave de ouro. Na última terça-feira (20), Gabriella Cazoti, de 13 anos, conquistou o lugar mais alto do pódio na prova do lançamento do dardo, no último dia de disputa do segundo bloco da competição - que também contou com as modalidades de badminton, futsal e vôlei. Agora, o Espírito Santo soma um total de 17 medalhas: cinco ouros, seis pratas e seis bronzes no evento.

Gabriella é moradora do Morro do Romão, em Vitória, e estudante na Emef Irmã Jacinta, na Ilha de Santa Maria, também na capital do Estado, começou a praticar o atletismo há apenas seis meses, em um projeto social do Ifes. "Mais difícil que ganhar a medalha foi viajar de avião. Tive muito medo na decolagem", brincou a menina, que encarou o primeiro voo de sua vida na ida para Natal.

O treinador da jovem, Fernando Paes de Pontes, que é responsável por mais 100 crianças praticantes de atletismo em um projeto social, afirma que foi uma surpresa a vitória de Gabriella. Ele explica que a surpresa foi motivada pelo pouco tempo que a jovem tem no atletismo.

"Esse é um evento em que estão os melhores atletas do Brasil. Foi uma medalha inesperada por causa do pouco tempo de prática dela. Nós participamos de uma seletiva em que o objetivo era apenas conseguir vaga para estar aqui, mas ela acabou surpreendendo a gente com essa vitória. Foi uma das melhores participações do Espírito Santo. Ano que vem promete ser ainda melhor, porque muitos atletas ainda têm mais um ano em suas categorias", afirma Fernando.


Folha Vitória
Folha Vitória

"Foi minha estreia em Jogos Escolares. Imaginava talvez conseguir um quinto ou sexto lugar. Nunca pensei em ouro", confessou a atleta Gabriella. Na prova de classificação para a final, ela obteve a segunda melhor marca: 27,69m. 

"Mas na final, após ir bem na minha primeira tentativa e fazer a melhor marca entre todas as competidoras, fiquei nervosa. No segundo lançamento, fui mal. E ainda por cima acabei torcendo meu pé. Senti muita dor. No terceiro e último lançamento, fui para o sacrifício! Nem acredito que agora sou a melhor do Brasil na minha categoria", comemorou Gabriella, que faturou o ouro com a marca de 29,99m. "Agora quero seguir na modalidade. E meu objetivo é chegar na seleção brasileira", finalizou a nova promessa do atletismo capixaba.


Finalizada a segunda parte, os Jogos têm uma intervalo nesta quarta-feira (21), para as chegadas das delegações que estarão na disputa do terceiro e último bloco da competição, a partir de quinta-feira (22), quando haverá mais quatro esportes: basquete, handebol, judô e luta.

Nas modalidades coletivas, o Espírito Santo será representando pelo Colégio Castro Alves, de Cariacica, no handebol feminino e masculino, ambos no infantil e no juvenil. No basquete, serão duas equipes femininas de Vila Velha: Marista na disputa juvenil, e Escola Nice de Paula, na infantil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.