Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Carnaval de Congo de Máscaras vai agitar Roda D'Água

A festividade é aberta a toda a família e contará com a apresentação de seis bandas da cidade de Cariacica

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O Carnaval de Congo de Máscaras irá acontecer na próxima segunda-feira (17), em Roda D'Água, em Cariacica. O evento gratuito reúne cultura e tradição por meio da organização dos Mestres Valdeci e Darinha. 

A festividade é aberta a toda a família e contará com a apresentação de seis bandas da cidade, sendo uma delas a São Sebastião de Taquaruçu, regida por Valdeci Ferreira Vieira. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Aos 69 anos, Mestre Valdeci, que participa do congo desde os 14, recebeu do pai a função de liderar a banda, a qual possui 30 pessoas. “Tenho muito orgulho de fazer parte dessa tradição”, contou para a prefeitura.

Publicidade

Outras apresentações

Outro mestre do congo que irá se apresentar é Itagiba Cardoso, conhecido como Mestre Tagibe. Com 80 anos, Tagibe é considerado o griô, aquele que possui a memória do grupo e ensina tradições, mas antigo do município.

A banda de congo Mestre Tagibe possui ao todo 25 integrantes, formada pelos 6 filhos, 11 netos, um bisneto e os sobrinhos do artista. 

Publicidade

Tagibe também é vice-presidente da Comissão Espírito-santense de Folclore. “Tenho muito prazer em levar a cultura de Cariacica para que outras pessoas conheçam”, disse.

No total, o idoso já possui 60 anos somente como congueiro.

Publicidade

Para a apresentação da banda de congo Unidos de Boa Vista, a líder é dona Maria da Penha Teixeira Martins, conhecida como "Mestra Darinha". 

A congueira é a primeira e única mulher a comandar uma banda de congo no município, a qual possui 25 integrantes.

Aos 69 anos, Darinha carrega mais de 50 anos de congo. O grupo da artista é formado por e hoje um dos filhos, sobrinhos, netos, irmãos, irmãs e marido.

Celebração com mascarados

Além das bandas, o evento também vai contar com diversos mascarados, vestidos como João Bananeira, personagem folclórico que possui o rosto coberto pela máscara e o corpo tapado com folhas de bananeira. 

Estandes com venda de alimentos para o público, oficinas de confecções de máscaras e exposições culturais também estão entre as programações para a festividade.

Sobre a festa, o presidente da Associação de Bandas de Congo de Cariacica (ABCC), Jefferson de Azevedo Fernande, destacou:

"O Carnaval de Congo de Máscaras reúne vários mestres que perpetuam a tradição capixaba, que já tem mais de 150 anos. O evento leva lazer, cultura e geração de renda às comunidades”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.