Casagrande anuncia mais 39 escolas de tempo integral no ES
Com a nova ampliação, segundo o governador do Estado, o número de escolas passa de 100 para 132
Folha Vitória|Do R7
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou na manhã deste sábado (23), a criação de mais 39 escolas de tempo integral no Espírito Santo para o ano letivo de 2022.
Com a nova ampliação, segundo Casagrande, o número de escolas passa de 100 para 132. "A educação é o principal instrumento para reduzir as desigualdades sociais", escreveu ele.
Mais informações serão passadas pelo governador e pelo secretário da Educação, Vitor de Ângelo, durante coletiva nesta manhã.
Sobre as escolas de tempo integral
Em 2015, foi implantado e implementado, na rede pública estadual de ensino, o Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único, instituído pela Lei Complementar Nº 799.
O programa nasceu para ser uma escola de educação integral, com experiências educacionais amplas e profundas.
Além da estrutura diferenciada, os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola é de 9 horas e 30 minutos. A carga horária é das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.
O programa conta com um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase prática sem laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).
Leia também:
>> Mais de 50 mil alunas de escolas públicas do ES receberão absorventes gratuitamente
>> Volta às aulas: 120 mil alunos da rede particular retornam para ensino presencial no ES
>> Vitória anuncia fim do rodízio de alunos nas escolas municipais