Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Chuva no ES: Aracruz registra o maior volume acumulado em 24 horas

Por conta das fortes chuvas, uma barragem de grande porte na represa do Rio Francês, localizada em Jacupemba, se rompeu

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7

  • Google News

O município de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, teve o maior acumulado de chuvas nas últimas 24 horas: 216.96 milímetros. A informação é do Boletim Extraordinário da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado. 

Segundo o boletim divulgado às 17h desta terça-feira (29), por conta das fortes chuvas, foi registrado o rompimento de uma barragem de grande porte na represa do Rio Francês, localizada em Jacupemba.


>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

No bairro Vila do Riacho, muitas residências ficaram alagadas. O muro de uma casa desabou e a família foi orientada a sair de casa para a casa de parentes ou vizinhos.


Folha Vitória
Folha Vitória Reprodção

Com a situação vivenciada pelas fortes chuvas no município, foi solicitada a abertura de escolas caso haja a necessidade de deslocamento de desabrigados. 

A Defesa Civil listou outros municípios do Espírito Santo onde foram registrados grande acumulado de chuvas nas últimas 24 horas. Veja: 


Fundão - 200.2 mm

Anchieta - 123 mm


Ibiraçu - 120,97 mm

Cariacica - 87,46

Viana - 86,48 mm

João Neiva - 83,95 mm

Serra - 82,48 mm

Conceição da Barra - 80,6 mm

Linhares - 71,6 mm

LEIA TAMBÉM: Chuva forte deve continuar; Inmet faz três alertas de perigo para o ES 

ES recebe alerta máximo da Defesa Civil

O Espírito Santo está sob o alerta máximo para tempestades em todo o Espírito Santo. A informação foi repassada pelo Corpo de Bombeiros do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil que emitiu, nesta terça-feira (29), um novo boletim meteorológico.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o acumulado de chuvas é considerável, porém disperso e distribuído por todo o Estado. Em municípios em que a precipitação é maior, acontece o "encharcamento do solo", o que provoca o desgaste de estruturas como muros, postes e sustentação de casas.

LEIA TAMBÉM: ES recebe alerta máximo da Defesa Civil por conta do impacto da chuva

Para monitorar as ocorrências mais de perto, o Corpo de Bombeiros disse que trabalha com o Sistema de Comando em Operações (SCO), uma estrutura temporária que permite aos bombeiros realizar a gestão de desastres nas áreas afetadas. As estruturas já se encontram montadas em Aracruz, Linhares, Santa Leopoldina e Cariacica.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.