Folha Vitória Citibeats lança nova comunidade de IA ética de código aberto

Citibeats lança nova comunidade de IA ética de código aberto

Empresa está estabelecendo uma comunidade de código aberto dedicada a democratizar seu algoritmo de IA.

Foto: Divulgação/DINO

A Citibeats, fornecedora de insights de Inteligência Artificial (IA) de origem ética que impulsionam decisões acionáveis em tempo real e baseadas em dados, está estabelecendo uma comunidade de código aberto dedicada a democratizar seu algoritmo de IA.

A "Comunidade de IA ética" será composta por desenvolvedores comprometidos em refinar o algoritmo existente do Citibeats para garantir que ele seja o mais livre possível de viés de código – uma consideração fundamental para perceber o potencial da IA como solução para alguns problemas mais complexos.

O intuito da empresa com a Open Source Data Science (OSDS) é consistente com a missão da Citibeats de aproveitar o poder da IA para sempre. Ao criar uma plataforma de código aberto para seu algoritmo, a empresa tem como objetivo construir transparência, confiabilidade e segurança no núcleo de seu modelo de operação.

"Ética e confiança são fundamentais para nossa missão", disse Abby Seneor, CTO da Citibeats. “Como empresa, queremos ganhar a confiança do público fazendo a coisa certa, de forma consistente, para ajudar a sociedade. Portanto, é um passo lógico para nós ter certeza de que podemos confiar no que sai de nossas máquinas. Acreditamos que a única maneira de fazer isso é abrindo nossos modelos para permitir que a comunidade veja e confronte nossas contribuições – resultando em uma IA robusta, inclusiva e transparente" 

Reduzindo o viés de código e abraçando a diversidade

A questão do viés de código é bem conhecida na comunidade de tecnologia – há muitos exemplos de algoritmos que "aprenderam" a discriminar raças e gêneros específicos devido à falta de diversidade nas equipes que os criaram.

A Ethical AI Community procura enfrentar esse problema de frente, abrindo seu algoritmo para uma comunidade o mais ampla possível. "Só podemos garantir que nossas ferramentas atendam às necessidades de todas as comunidades quando convidamos diferentes vozes a serem ouvidas, principalmente durante a criação e revisão das próprias ferramentas", disse Abby.

Lista de espera da comunidade de desenvolvedores

Espera-se que a Ethical AI Community seja lançada em outubro de 2022. Enquanto isso, a equipe do Citibeats está incentivando os desenvolvedores a se inscreverem em uma lista de espera para serem notificados sobre os desenvolvimentos, bem como em um canal Slack.

Sobre a Citibeats

Citibeats utiliza IA ética para compreensão social. Ao analisar dados não-estruturados de redes sociais, postagens em blogs, fóruns e muito mais, a plataforma gera insights em tempo real sobre os problemas mais urgentes da atualidade, da sustentabilidade ao risco social.

Últimas