Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Comédia “Auto da Compadecida” será apresentada de graça em Vitória

Ingressos poderão ser retirados a partir desta quinta, de 11h às 20h na bilheteria do teatro Sesc Glória

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Para os amantes da comédia, o espetáculo “Auto da Compadecida” será apresentado de forma gratuita neste sábado (17) às 20 horas, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória. Os ingressos poderão ser retirados a partir desta quinta-feira (15), de 11h às 20h na bilheteria do teatro.

A peça fala das aventuras de João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó, o mais covarde dos homens. Os dois lutam pelo pão de cada dia. Eles enganam todo mundo da pequena cidade em que vivem, até conseguirem através dessas confusões, a ira do temido Cangaceiro Severino de Aracaju.

A história serve como pano de fundo para mostrar problemas encontrados no Nordeste brasileiro, como o coronelismo, a pobreza extrema em que algumas pessoas se encontram e várias figuras populares na região, como o cangaceiro. 

O espetáculo dirigido por Sidnei Cruz potencializa as linhas matriciais contidas na dramaturgia de Ariano Suassuna. O espaço cênico lembra um picadeiro de teatro de circo, e o jogo de cena dos atores é inspirado nos brincantes dos folguedos populares. 

Publicidade

As embrulhadas de João Grilo, sempre acompanhado pelo fiel escudeiro Chicó, o levam ao céu para enfrentar o juízo final, onde o diabo faz de tudo para pegá-lo e ele faz de tudo para escapar, para tanto conta com a preciosa colaboração da Compadecida. 

As peripécias são narradas e pontuadas por palhaços e caretas que aparecem em várias situações em forma de coro ou jogral (declamação). A comicidade popular e irreverente dos autos populares nordestinos e do teatro de mamulengos são as referências para o ritmo, a movimentação e os desenhos coreográficos da encenação.

Publicidade

Clássico de Ariano Suassuna é uma montagem da Cia Limite 151, que comemora 10 anos em cartaz.

A peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962 por Sábato Magaldi como "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro". Com um elenco formado por 12 atores, sob a direção de Sidnei Cruz, a produção foi indicada ao Prêmio Shell 2012 de Melhor Figurino – Samuel Abrantes. 

Publicidade

E o Auto da Compadecida não foi o único espetáculo de Suassuna montado pela Cia Limite 151. Eles também produziram O Santo e a Porca (direção de João Fonseca), sucesso de público e crítica, aplaudido pessoalmente por pelo autor e O Casamento Suspeitoso (direção de Wagner Campos e Gláucia Rodrigues).

Em cena, os atores Gláucia Rodrigues, Rafael Canedo, Edmundo Lippi, Flávia Fafiães, Andressa Lamaeu, Kakau Barredo, Robson Santos, Leo Thuler/Bruno Ganem, Marcio Ricciardi, Ricardo Knupp, Paulo Japyassú e Luiz Machado. José Dias assina o cenário; Samuel Abrantes os figurinos; Aurélio De Simoni a iluminação e Wagner Campos a direção musical. A produção executiva do espetáculo é de Valéria Meirelles e produção local da Ratimbum Produções de Artes.

PEÇA AUTO DA COMPADECIDA COM A CIA LIMITE 151

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Hora: às 20 horas Local: Teatro Glória, em Vitória Ingressos: gratuito: trocar 1kg de alimento não perecível por 2 ingressos. (O alimento levar no dia da apresentação). Retirada dos ingressos a partir desta quinta (15), das 11h às 20h, até a lotação do teatro. Classificação: Livre Produção Local: Ratimbum Produções de Artes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.