Folha Vitória Como economizar energia com grandes mudanças de temperaturas no ES?

Como economizar energia com grandes mudanças de temperaturas no ES?

Estudo revela que o Espírito Santo é o estado que mais sofre com o impacto das temperaturas extremas do Brasil

Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Os moradores do Espírito Santo estão acostumados com a variação das temperaturas: sair de casa em um dia de sol com um casaco ou guarda-chuva na mochila faz parte da rotina. Mas, a mudança de temperatura muitas vezes acaba refletindo no bolso da população. 

Segundo a EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, quando as temperaturas estão elevadas, aparelhos de ar-condicionado, geladeiras e ventiladores são os mais utilizados. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), demonstrou que nos últimos 40 anos, o Espírito Santo quase triplicou (188%) as ocorrências de ondas de calor. Com isso, é o estado que mais sofre com o impacto das temperaturas extremas do Brasil. 

Diante da situação, separamos algumas dicas para o leitor do Folha Vitória economizar energia e dar "um refresco" para o bolso. 

Dê preferência ao ventilador

Sempre que possível dê preferência ao ventilador, é a opção mais em conta para arejar um ambiente. Utilizado na velocidade média, os ventiladores consomem menos que um ar-condicionado, por exemplo. 

Entretanto, se o calor for intenso, ligar o ar-condicionado pode ser mais vantajoso se estiver na temperatura de 23° graus e se o aparelho estiver programado para desligar automaticamente.

Cuidado com os banhos quentes

Já nos dias frios, o cuidado deve ser com os banhos quentes e demorados. Em muitas casas o chuveiro elétrico é o campeão de consumo de energia, podendo representar cerca de 25% a 35% do total. O ideal para não ter um aumento excessivo do consumo no inverno é controlar o tempo do banho entre cinco e oito minutos.

>> Governo do ES diz que protesto que parou o trânsito na Grande Vitória é ilegal

Confira mais dicas para economizar energia: 

- Troque as lâmpadas antigas por LED, que duram mais e gastam menos energia; 

- Evite pintar as paredes internas da residência com cores escuras, pois elas exigem lâmpadas mais potentes; 

- Durante o frio, o secador de cabelo é muito utilizado. Além de ser um equipamento que necessita de tomada dimensionada para seu alto consumo, é necessário ficar atento ao tempo de uso. Quanto menos tempo de utilização, melhor; 

 - Utilize a máquina de lavar e secar roupas na capacidade máxima, conforme indicado pelo fabricante, evitando o desperdício de energia elétrica e água; 

 - Passe a maior quantidade possível de roupas de uma só vez. Antes de ligar o ferro, separe as roupas por tipo de tecido – alguns exigem temperatura mais alta que outros. Comece com as roupas que precisam de temperatura mais baixa; 

- Com o calor, hábitos do inverno devem ser deixados de lado. O chuveiro deve estar na posição “verão” ou, preferencialmente, desligado; 

- Desligue da tomada os equipamentos que não usa muito. Sempre que deixar um ambiente, desligue a luz e faça uso da luz natural;

- A geladeira deve ficar longe de locais quentes, como o fogão ou áreas que pegam sol e faça sempre o degelo;

- Desligue o monitor do computador e programe a proteção de tela quando o equipamento não estiver sendo usado. 

LEIA TAMBÉM: Governo do ES diz que protesto que parou o trânsito na Grande Vitória é ilegal 

Últimas