Folha Vitória Como são aprovados projetos de Light Steel Frame no Brasil

Como são aprovados projetos de Light Steel Frame no Brasil

Legislação de maio de 2022 define diretrizes de aprovação para sistema construtivo

Folha Vitória
Foto: Divulgação/DINO

O Brasil possui um código de obras específico para cada modelo construtivo que varia de acordo com cada município e possui normas técnicas para os todos os tipos de construção. Com a tecnologia Steel Framing não seria diferente. Considerado por especialistas a melhor opção para uma construção ágil, sustentável e eficiente, o steel framing vem ganhando aderência de toda a cadeia produtiva da construção civil no Brasil e, com isso, surgem as regulamentações necessárias dos órgãos públicos para se trabalhar com o material.

Em maio de 2022, foi publicada a norma ABNT NBR 16970, que estabelece as normas a serem seguidas para projetos de construção em steel frame, dividida em três partes: desempenho, que regula os requisitos para os componentes e desempenho do sistema construtivo para uso em edificações residenciais e não residenciais de até dois pavimentos. Projeto estrutural, que define soluções gerais para o projeto e dimensionamento das estruturas de aço que integram o sistema com base no método dos estados limites especificados na ABNT NBR 14762. E, por último, as interfaces entre sistemas, que estabelece com detalhes construtivos para interfaces entre sistemas: paredes e pisos, externos e internos, paredes e esquadrias, paredes ou pisos e instalações.

Porém, é necessário ter o entendimento previsto em legislação - a diferença entre a construção da obra e a venda do material. André Luiz Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri do Brasil, indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e light steel framing na América Latina, chama a atenção para a questão e explica que são coisas distintas.

“Para aprovação perante os órgãos reguladores, a construção e utilização do steel frame na legislação, se assemelha às construções em alvenaria. O que difere é quando se vai realizar a venda de projetos arquitetônicos em light steel framing. Estes, sim, precisam ser aprovados pela NBR 15575, que trata do desempenho de edificações habitacionais e apresenta características de uma obra para o consumidor, com o objetivo de prezar pelo conforto, acessibilidade, higiene, estabilidade, vida útil da construção, segurança estrutural e contra incêndios”, explica André.

A ABNT é uma organização privada, sem fins lucrativos e representante oficial da ISO (Organização Internacional de Padronização) no Brasil. Ou seja, ela é responsável por estudar, elaborar e publicar normas técnicas para diferentes setores no país.

A elaboração da ABNT na construção civil é feita com especialistas e pode ter a participação de qualquer cidadão ou empresas interessadas em fazer parte da elaboração.

Últimas