Conheça a história das tranças nagô, estilo de penteado afro
Também conhecido como "tranças raiz" ou "tranças rasteira", penteado é feito rente a raiz dos fios tanto por mulheres, quanto por homens...
Folha Vitória|Do R7
Você já ouviu falar em "tranças nagô"? O modelo de penteado é uma alternativa versátil para as pessoas com cabelo crespo ou cacheado que procuram um visual bonito e um toque ancestralidade.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A trança nagô, também conhecida como "tranças raiz" ou "tranças rasteira" é um tipo de trança afro popular. A cabelereira Caroliny Donato explica que esse o penteado nesse estilo é feito rente a raiz dos fios. Ele tem origem na cultura africana.
"As tranças nagô eram utilizadas para desenhar rotas de fugas para os quilombos. Nagô é o dileto Jejê, assim é chamado os falante da língua Iorubá, como foi denominado pelo traficantes de escravos. As tranças são testemunhas da resistência", disse.
LEIA TAMBÉM: Mini queridos: filhos de famosos esbanjam carisma nas redes sociais
Caroliny conta que, para planejar fugas das fazendas e casas onde os negros eram escravizados, as mulheres se reuniam para pentear as crianças e faziam nas cabeças delas indicações de saídas e caminhos de escape.
Caroliny explica que esse tipo de penteado tem gerado discussões sobre como a indústria da moda utiliza um símbolo de resistência para gerar lucro. Ela também destaca o apagamento histórico e a apropriação cultural por trás das tranças.
"O significado é forte e íntimo para aqueles que conhecem a história. O que antes era visto como sujo e marginalizado, hoje quando utilizados por mulheres brancas é visto como novo, elegante e digno de ser copiado. Isso não significa que não pode ser usado, mas é preciso respeito a história por trás da tranças. As tranças nagô são símbolo de exaltação da beleza do povo preto", finalizou.
LEIA TAMBÉM: Um mês após o parto, Viih Tube refaz o tour pelo corpo