Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conheça a origem do apelido 'Pelé' dado ao maior jogador de todos os tempos

Em publicação no site oficial, o Santos revelou o motivo que teria dado origem ao apelido do Rei do Futebol, que faleceu nesta qunita...

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O mundo do futebol está de luto com a despedida de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, melhor jogador de todos os tempos. Ele faleceu nesta quinta-feira (29), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência de um câncer no cólon.

Nascido em 1940, na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, Edson Arantes do Nascimento pegou paixão pelo futebol com o pai, João Ramos do Nascimento, conhecido no futebol como Dondinho. E foi também pelo futebol que o jovem Edson ganhou o apelido que ficou conhecido no mundo todo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em publicação no site oficial, o Santos revelou o motivo que teria dado origem ao apelido Pelé. Segundo o clube paulista, o pequeno Edson, que era chamado de Dico, gostava de jogar bola e ao lado do tio Jorge, companheiro inseparável, assistia os jogos do pai Dondinho pelo Vasco da Gama de São Lourenço de Minas Gerais.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Perfil de Maradona faz homenagem a Pelé

O grande nome daquele time era o goleiro, que tinha o apelido de Bilé. O destaque fez com que o garoto pegasse carinho por ele e quando brincava no gol jogando bola costumava gritar após defesa: "Boa, Bilé!"

Publicidade

Porém, como a dicção do garoto ainda estava em formação, o Bilé passou a ser pronunciado como Pelé. No início, o menino se irritava com o apelido de Pelé, mas depois foi se acostumando e o Bilé virou a marca mundial de Pelé.

LEIA TAMBÉM: Pelé: quando o Rei bateu de frente com o regime militar e enfrentou o racismo

Publicidade

Clubes

Morando na cidade de Bauru, interior paulista, por conta do pai que atuava na equipe da cidada, Pelé passou por times da cidade como 7 de setembro, América, Bauru Atlético Clube (Baquinho) onde foi treinado pelo Waldemar de Brito, Noroeste, e à noite jogava futebol de salão na equipe do Radium.

LEIA TAMBÉM: Capixaba Richarlison lembra trajetória de Pelé no futebol: "Encantou o mundo"

Chegou ao Santos em 1956 pelo mesmo Waldemar de Brito, amigo do então presidente do clube, Athié Jorge Coury, que conseguiu para Waldemar uma transferência como funcionário público de Bauru para São Paulo junto ao governador do Estado, Jânio Quadros.

E assim Pelé começou sua trajetória no Santos a partir de julho de 1956 até despedir-se do Peixe no dia 2 de outubro de 1974. Foram 1116 partidas e 1091 gols marcados pelo Alvinegro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.