Folha Vitória Covid-19: mais de 6 mil vagas para vacinação na Grande Vitória. Saiba quem pode agendar

Covid-19: mais de 6 mil vagas para vacinação na Grande Vitória. Saiba quem pode agendar

Cidadãos devem ficar atentos às datas indicadas no cartão de vacinação para agendamento da segunda dose

Folha Vitória
Foto: Claudio Postay/Prefeitura de Cariacica
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Os municípios de Vitória e Serra abrem, nesta sexta-feira (30), o agendamento para 6 mil vagas de agendamento para a vacinação contra a covid-19. Cada cidade cumpre cronograma de acordo com a disponibilidade. Em Cariacica, também há agendamento aberto com 400 vagas.

Na capital capixaba, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) abre, às 10 horas, agendamento on-line da segunda dose da Astrazeneca/Fiocruz para vacinar trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose até o dia 3 de fevereiro.

Serão disponibilizadas 500 doses. A imunização acontecerá na segunda-feira (3), no ginásio da Faculdade Salesiana, no Forte São João. Para garantir a vacina contra o coronavírus, basta acessar o link https://agendamento.vitoria.es.gov.br ou o aplicativo Vitória Online.

Na Serra, o agendamento para mais 5.500 doses da vacina contra a covid-19 será aberto a partir das 18 horas. Serão vacinados os idosos com idade acima de 60 anos, que deverão tomar a primeira dose, idosos com mais de 65 anos e trabalhadores de saúde que deverão tomar a segunda dose da vacina.

Para ter acesso às vacinas, é necessário fazer o agendamento on-line no site da Prefeitura, no link http://gti.serra.es.gov.br/saude/. A vacinação ocorrerá de segunda (3) até quinta-feira (6), em todas as Unidades Regionais de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde de Planalto Serrano A, Nova Almeida, Bairro de Fátima, Eldorado, Carapina Grande, Jardim Tropical, Laranjeiras Velha, Parque Residencial Laranjeiras, Cidade Continental, Nova Carapina I e II, José de Anchieta e André Carloni.

No Parque da Cidade, no posto de pedestre, serão vacinados também 102 profissionais das forças de segurança e salvamento. Já os drive-thrus estarão disponíveis para a vacinação dos idosos do grupo prioritário.

Já em Cariacica, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) abriu 400 novas vagas de agendamento para a segunda dose destinada aos trabalhadores da área da Saúde, de todas as idades, que estão em atividade, e que tomaram a vacina AstraZeneca há mais de 84 dias.

A vacinação acontece no Pronto-Atendimento (PA) do Trevo de Alto Lage, das 8h às 17h, exceto no domingo. Até o fim da próxima semana, serão abertas mais 2 mil vagas. Para se vacinar, o profissional deverá entrar no site: vacina.cariacica.es.gov.br, selecionar a opção "PA do Trevo de Alto Lage", e escolher dia e horário disponíveis.

Feito o agendamento, basta ir ao local e apresentar documento com foto, cartão de vacina para comprovar que tomou a primeira dose da AstraZeneca no prazo de 84 dias, além de documento que comprova o registro de profissional da Saúde.

Prazo

Os cidadãos devem ficar atentos às datas indicadas no cartão de vacinação para agendamento da segunda dose. Segundo comunicado do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Estadual de Saúde, o reforço deverá seguir os seguintes intervalos recomendados entre as doses para garantir uma melhor proteção:

- Vacina do laboratório Sinovac/Butantan (Coronavac): a partir de 28 dias da primeira dose.

- Vacina do laboratório Oxford/Fiocruz (Covishield): a partir de 12 semanas (84 dias) da primeira dose.

Por isso, o Estado não recomenda a vacinação anterior aos períodos citados. E, caso haja alguma ocorrência que impeça o retorno na data estipulada, a orientação é vacinar o indivíduo em data posterior.

Últimas