Folha Vitória Covid-19: Ministério da Saúde recomenda quarta dose para adolescentes imunossuprimidos

Covid-19: Ministério da Saúde recomenda quarta dose para adolescentes imunossuprimidos

Secretaria de Saúde do Espírito Santo ainda não tem detalhes de como será o cronograma da quarta dose para os adolescentes com baixa imunidade no Estado

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O Ministério da Saúde recomendou a aplicação da quarta dose da vacina contra covid-19 para adolescentes imunossuprimidos, aqueles como imunidade baixa ou com doenças como lúpus, doença de Crohn, artrite reumatoide, síndrome de Sjögren, esclerose sistêmica, entre outras.

Em 2020, a estudante Íris Maia, de 12 anos, foi diagnosticada com câncer de pulmão. Ela enfrentou o tratamento e hoje está curada. A pequena guerreira tem agora um novo desafio: se proteger da covid 19. 

Íris faz parte do grupo de adolescentes imunossuprimidos. Na quarta-feira (09), o Ministério da Saúde anunciou que esse grupo, assim como já acontece com os adultos imunossuprimidos, também receberá quatro doses da vacina. Para este grupo, o imunizante utilizado é da Pfizer.

O infectologista Bill Bassetti explica que a dose de reforço vai garantir não apenas uma imunidade mais robusta, mas também que a proteção dure mais tempo no organismo dessas pessoas.

"As doses de reforço vem para poder dar estímulos extras para a imunidade. Com a primeira dose o corpo aprende a lidar de alguma forma com o vírus, com a segunda dose ele fica mais maduro em relação à proteção e a terceira e quarta dose, no caso dos imunossuprimidos, tem o intuito de dar longevidade e robustez a imunidade", disse. 

A produção da TV Vitória/Record TV procurou a secretaria de Estado da Saúde para saber como será o cronograma da quarta dose para os adolescentes com baixa imunidade, mas a Sesa ainda não divulgou os detalhes.

*Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV.

Últimas