Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Crea realiza vistoria em prédio atingido por incêndio no Centro de Vitória

Objetivo é identificar o que pode ter causado o fogo e verificar se o imóvel apresenta algum risco estrutural

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Uma equipe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) realizará, na manhã desta quarta-feira (13), vistorias técnica e fiscal no edifício Renata, no Centro de Vitória, atingido por um incêndio na tarde desta terça-feira (12). Os trabalhos vão começar às 7 horas.

O objetivo é identificar o que pode ter causado o incêndio e verificar se o imóvel, localizado na Rua Dionísio Rosendo, na Cidade Alta, apresenta algum risco estrutural.

“Uma equipe multidisciplinar de engenheiros do Crea-ES irá avaliar as possíveis causas do acidente e orientar os usuários do prédio e da região no entorno sobre eventuais riscos que ainda podem existir, inclusive de colapso do imóvel. O incêndio pode ter afetado a estrutura física do edifício. É possível também que haja comprometimento das instalações elétricas e hidráulicas”, disse o presidente do Conselho, Jorge Silva.

A vistoria realizada por uma equipe formada por engenheiros civis, eletricistas, mecânicos, de meio ambiente e de segurança do trabalho. O Conselho também agendará uma reunião com o Corpo de Bombeiros e com a Defesa Civil de Vitória para compartilhamento de informações sobre o acidente. 

Publicidade

Será recomendada ainda a contratação imediata de profissionais ou empresas legalmente habilitados para realizar uma perícia no local.

As fiscalizações técnica e fiscal do Crea-ES serão coordenadas pelo gerente de Relacionamento Institucional do Conselho, Giuliano Battisti, e pelo gerente de Fiscalização, Leonardo Leal.

Publicidade

Bombeiros dizem que sistema hidráulico do prédio não funcionou

Durante a tarde, o Corpo de Bombeiros informou que o sistema hidráulico do edifício Renata não havia funcionado durante o combate às chamas, que atingiram o último andar do prédio.

Em uma publicação numa rede social, a corporação reforçou que é importante conferir e garantir o funcionamento do sistema hidráulico de edifícios para evitar tragédias. 

Publicidade

"Os síndicos de todos os prédios devem sempre checar se o sistema hidráulico preventivo está em funcionamento. Isso salva vidas e evita perdas materiais!", diz a publicação do Corpo de Bombeiros.

Pessoas que tentaram controlar as chamas relataram problemas com a pressão da água no edifício

As chamas, que começaram por volta das 13 horas, atingiram o último andar do prédio. Quem chegou ao local contou que não conseguiu salvar nada.

"Tentamos abrir a abrir a porta da empresa, mas não consegui ver nada, porque tinha muita fumaça. Os Bombeiros chegaram depois, mas não consegui salvar nada. O que não deixaria o fogo se alastrar seriam os hidrantes, mas eles não têm força para a água chegar lá", afirmou o comerciante Arnaldo Cezar, que possui um depósito no 10º andar do edifício, local mais atingido pelas chamas. 

Como mora perto do local, o comerciante viu a fumaça e se dirigiu ao prédio, junto com seu filho, na tentativa de salvar os pertences.

Incêndio foi controlado e não houve feridos

As chamas foram controladas por volta das 15 horas. No entanto, o trabalho do Corpo de Bombeiros continuou para que os proprietários das salas pudessem acessar o local com segurança.

O Corpo de Bombeiros informou que as chamas atingiram um apartamento no nono andar do edifício. As equipes realizaram o combate e cerca de uma hora depois o fogo estava controlado. Não há notícia de feridos e o proprietário do local solicitou perícia, com prazo para conclusão de, no mínimo, 40 dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.