Crime ambiental: homem é detido com mais de 20 pássaros e armas em Viana
Suspeito assumiu o crime de manter os pássaros em cativeiros e contou que as armas em sua posse eram de coleção
Folha Vitória|Do R7
Um homem de 55 anos foi preso por crime ambiental nesta terça-feira (25), em Viana. O suspeito tinha armas, munições, gaiolas e 24 pássaros, alguns deles considerados animais silvestres, foram apreendidos dentro do comércio e da residência dele no bairro Campo Verde.
A Polícia Militar tomou consciência do caso após uma denúncia anônima de que um homem estava vendendo animais silvestres. Segundo essa denúncia, os animais estavam presos e o suspeito armado, fato que foi confirmado durante as investigações.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Para a equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV, Alfredo Nivaldo Simoni assumiu o crime de manter os pássaros em cativeiros e contou que as armas em sua posse eram de coleção.
"Duas eu tinha pra coleção, que era do meu antigo pai. Ele deixou porque era muito antiga. Duas eu tinha porque eu gosto de fazer coleção, coleção de moedas, faço coleção de relógio antigo", contou.
LEIA TAMBÉM: Presos suspeitos de roubar R$ 2 milhões da casa de ex-deputado na Serra
O homem se mostrou arrependido do que fez e disse não saber o que fazer no momento. "Agora eu não sei o que eu vou fazer. Eu trabalho sozinho na mercearia, tem contas pra pagar, boleto que vai vencer", disse.
No bairro onde o comerciante mora e trabalha, os vizinhos disseram estar surpresos com o caso, já que ele é considerado por todos um homem bom e trabalhador.
"Cara trabalhador, conheço ele há 15 anos. A vida dele é trabalhar, nunca mexeu com coisa errada. Poxa, a vida dele é trabalhar. O que eu sei te dizer dele é que é uma pessoa muito boa. A população toda fica chateada com isso, sem brincadeira, eu fiquei horrorizado. Na hora que levantei agora e soube, fiquei doido", comentou o vizinho Elmo Dias.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Cão farejador encontra droga escondida em casca de caramujo em Colatina
Alfredo Nivaldo Simoni passou por exames no Departamento Médico Legal (DML) de Vitória e foi encaminhado ao presídio, onde irá passar por audiência de custódia.
A Polícia Civil informou que o suspeito, conduzido à Delegacia Regional de Cariacica, foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma com a numeração raspada e por manter pássaros silvestres em cativeiro, previsto no artigo 29 da lei federal 9.605/98. Ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana (CTV).
*Com informações da repórter Ingrid Almeida, da TV Vitória/Record TV