Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dnit e prefeitura vistoriam imóveis ferroviários de Domingos Martins

Prefeitura tem interesse em restaurar a estação e casa de turma, imóveis localizados no Vale da Estação, na linha férrea que liga Vitória a Cachoeiro.

Folha Vitória|

Os responsáveis pela área ferroviária do Dnit, Geraldo Tadeu Azevedo e Renozigomar Rodrigues Manso, a Secretária municipal de Cultura e Turismo de Domingos Martins, Rejane Entringer e a gerente de Cultura, Dulciele Steim Suela realizaram na sexta (19) uma visita técnica a estação e casa de turma de Domingos Martins, localizados no Vale da Estação. O objetivo é o encaminhamento da transferência de cessão dos imóveis do Dnit para a Prefeitura de Domingos Martins.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

“Os imóveis estão em situação precária há muitos anos e necessitam de restauro. Temos total interesse na restauração deste sítio histórico ferroviário, devido ao inestimável valor histórico e cultural desses imóveis.” disse Rejane Entringer, secretária de Cultura e Turismo de Domingos Martins. “Em seguida temos um projeto de fomentar a cultura e o turismo sustentável no local por meio de parcerias público privadas. A casa de turma pode abrigar um museu, assim como a Estação. No local também pode existir um café e loja de souvenir, além de parque temático com brinquedos que remetem a ferrovia e a história”, concluiu Rejane.

Geraldo Tadeu Azevedo, um dos responsável pela área ferroviária no Dnit, disse que a instituição vai conduzir o processo e ouvir a concessionária da linha férrea, FCA/VLI, para tomar as decisões e auxiliar o município no que for possível”. Ele informou que o Dnit, encaminhou um ofício ao Sr. Francisco Eustáquio Silva Fonseca, gerente geral regulatório da FCA/VLI Logística informando o interesse da Prefeitura Municipal de Domingos Martins na cessão dos imóveis denominados Casa de Turma e Estação Ferroviária, ambos em estado lastimável de conservação.

“Como os bens estão situados em faixa de domínio operacional arrendada à Ferrovia Centro-Atlântica S.A. - FCA/VLI, para a realização da cessão, é preciso que o Município de Domingos Martins/ES estabeleça a área a ser segregada junto a FCA/VLI”, explicou Tadeu.

Publicidade

Questionada sobre o ofício encaminhado, a assessoria da VLI enviou a seguinte nota: “A VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), confirma que recebeu o ofício do DNIT referente ao uso da Casa da Turma e a Estação de Domingos Martins, em Domingos Martins, no Espírito Santo. Entretanto, esclarece que esses bens nunca integraram o contrato de arrendamento da FCA. Sendo assim, não cabe à companhia decidir sobre o uso desses imóveis. É importante ressaltar, inclusive, que ambos estavam em análise para tombamento, conforme o site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”, informou, por nota, a assessoria de imprensa da VLI”.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Saiba mais:

Publicidade

O sítio histórico ferroviário de Domingos Martins, da década de 1900, é composto pela estação Germânia, uma caixa de água que alimentava a Maria Fumaça e uma casa de turma que abrigava os trabalhadores da linha férrea Leopoldina. Um patrimônio histórico em ruínas. A Germânia era a porta de entrada e saída de passageiros e da riqueza. Por ela passava a economia, onde os comerciantes e produtores rurais transportavam seus produtos como café, farinha e feijão para a capital.

Muitos comerciantes compravam mercadorias para suas “vendas” como sal, charque, trigo, máquinas, canos e etc. A ferrovia também era utilizada como meio de transporte para passageiros que a utilizavam de Vitória ao Rio de Janeiro, passando por Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Araguaia, Matilde, Jaciguá, Cachoeiro e outras.

O sítio ferroviário, localizado no Vale da Estação, no município de Domingos Martins é reconhecido como Patrimônio Cultural Ferroviário, nos termos da Lei 11.483, de 31 de maio de 2007. Esse reconhecimento é um tipo de procedimento que se aplica, exclusivamente, aos bens oriundos do espólio da extinta RFFSA, explicou o Iphan.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.