Folha Vitória Doação de córnea: ES tem 600 pessoas na fila para o transplante

Doação de córnea: ES tem 600 pessoas na fila para o transplante

Saúde realiza campanha em terminais do sistema Transcol para conscientizar a população sobre a importância de ser doador

Folha Vitória
Foto: Pressworks
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Em 2022, até dia 20 de maio, foram realizados 81 transplantes de córneas no Espírito Santo. Já nos anos anteriores, foram transplantadas 272, 130 e 236 córneas, em 2021, 2020 e 2019 respectivamente. Os números ainda estão distantes de atender a demanda que existe pelo tecido.

De acordo com a Central Estadual de Transplantes do Estado (CET-ES), 600 pessoas estão à espera de uma córnea no Estado e os números não param de crescer. 

A médica especialista em oftalmologia do Centro Regional de Especialidades (CRE), Caroline Barros, explicou que a córnea é um tecido transparente que está na frente dos olhos. Quando uma doença retira a sua transparência e até causa perfurações neste tecido, pode levar a perda total da visão.

“O objetivo do transplante é substituir uma porção da córnea doente por uma saudável. Não é o olho todo que é transplantado, apenas tecidos, além disso, qualquer pessoa pode doar. Hoje, o transplante de córneas é muito ocorrente no mundo. O banco de olhos seleciona as córneas e avalia a qualidade, tudo a princípio, após a morte. É fundamental sempre deixar os familiares cientes, em vida, do desejo de doar”, ressalta a oftalmologista.

No Espírito Santo, existem dois bancos de olhos: um no Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) e outro no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM).

Campanha pretende conscientizar sobre a importância de ser doador de córnea

Para chamar a atenção da população sobre a importância da doação, a secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Central de Transplantes, está realizando ações para divulgar a campanha “Renove um olhar. Seja um doador de córnea”.

Os trabalhos acontecem até a próxima quinta-feira (26) nos terminais do sistema transcol de Itaparica, em Vila Velha, Jardim América, Cariacica e Laranjeiras, na Serra. Estandes foram montados nos terminais. Neles, as pessoas poderão tirar dúvidas e se informar melhor sobre a doação de córnea. 

Segundo a coordenadora da CET-ES, Maria Machado, o transplante de córnea é imprescindível para que muitas pessoas possam recuperar a visão.

"É necessário que a população se conscientize, pois o transplante é uma forma de retomada das atividades de muitos pacientes. O programa brasileiro de transplante de órgãos e tecidos é um dos maiores programas públicos do mundo e tem um papel importante na saúde pública do Estado", explicou a coordenadora.

Vale lembrar que ao deixar os familiares cientes do desejo de ser doadora de córnea, por exemplo, uma única pessoa é capaz de atender até dois pacientes que aguardam pela oportunidade.

Como acontece o transplante de córnea

Na cirurgia de transplante de córnea, o tecido doente é substuído por outro sadio e transparente, com o objetivo de recuperar a visão. Cerca 90% das córneas doadas têm condições de serem transplantadas.

Todas as córneas doadas são cadastradas, passam por avaliação e são preservadas pelos Bancos de Olhos. Por meio do Sistema Informatizado de Gerenciamento de pacientes, é feita a seleção de quem irá recebê-la, sempre seguindo rigorosamente uma fila única estadual.

Veja a programação:

- 24/05/2022: Terminal de Itaparica, das 09h30 às 12h30;
- 25/05/2022: Terminal de Jardim América, das 14h30 às 17h30;
- 26/05/2022: Terminal de Laranjeiras, das 14h30 às 17h30;
- 27/05/2022: Na Faesa, das 16h30 às 20h;
- 31/05/2022: Na garagem da Viação Grande Vitória, das 15h às 17h.

Últimas