Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Domingos Martins será sede do Governo no dia 12 de junho

A transferência simbólica da capital do Espírito Santo para Domingos Martins ocorre no dia do Patrono Domingos José Martins e dia do Município

Folha Vitória|

Neste domingo, dia 12 de junho, é comemorado o dia do Patrono Domingos José Martins e Dia do Município de Domingos Martins. Neste dia é realizada a transferência simbólica da capital do Espírito Santo para Domingos Martins.

Foto: ASCOM/PMDM A praça Domingos José Martins ou "Praça da Biquinha", receberá a primeira homenagem do dia

A data comemorativa, que é um feriado municipal previsto na Lei Municipal nº 311/1968, contará com a presença do Governador do Estado, Renato Casagrande, do prefeito Wanzete Kruger e outras autoridades.

A programação é especial para o dia, começando às 8h30 com uma homenagem ao Busto de Domingos José Martins na Praça da Biquinha. Às 9 horas, no Campo Arthur Gerhardt (Campo do Campinho), será realizada a solenidade de transferência simbólica da capital do Espírito Santo para Domingos Martins. Em seguida, haverá apresentações das turmas de Ginástica Rítmica e Taekowndo do projeto Criança Cidadã. Logo a seguir será feira a entrega dos uniformes dos projetos Criança Cidadã e Campeões do Futuro e anúncio de investimentos para o Município.

Publicidade

Domingos José Martins

Em 1817 morria Domingos José Martins, homem homenageado com renomeação do município de Santa Isabel para Domingos Martins, em 1921.

Publicidade

Domingos Martins participou como líder da Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres, movimento emancipacionista que eclodiu em 6 de março de 1817, na então Província de Pernambuco. O revolucionário foi derrotado, preso e fuzilado em 12 de junho do mesmo ano no estado da Bahia, no Campo da Pólvora, conhecido como Campo dos Mártires.

Martins representa para o Espírito Santo o que Tiradentes representa para Minas Gerais. Viveu na Europa e ao retornar ao Brasil incorporou-se às lutas pela independência de Portugal. Em 1817 foi preso em recife onde acabou sendo condenado à morte. Morreu fuzilado em 12 de junho de 1817, na Bahia. Suas últimas palavras, ante o pelotão de fuzilamento, foram "Viva a Liber...".

Publicidade

"O capixaba Domingos Martins deixa o legado de ter participado da revolução no nordeste, que eclodiu em março e durou até junho. Foi considerado herói nacional e carrega o símbolo de luta pela liberdade do país. Ele inclusive participou de combates enfrentando tropas portuguesas. Ficará para sempre marcado como um dos iniciadores da independência", comenta o historiador Paulo Stuck Moraes.

Martins nasceu no sítio Caxangá, em 9 de maio de 1781, nas proximidades de Itapemirim (ES). Atualmente o local pertence ao município de Marataízes. Domingos é filho do capitão de milícias Joaquim José Martins e D. Joana Luíza de Santa Clara Martins, prima do marido e nascida na Bahia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.