Folha Vitória Eleições 2022: TSE inaugura plataforma com tira-dúvidas no WhatsApp

Eleições 2022: TSE inaugura plataforma com tira-dúvidas no WhatsApp

Nova versão do assistente virtual vai permitir que os eleitores interajam de maneira mais direta com a Corte; eles também poderão receber serviços e informações relevantes sobre o processo eleitoral

Folha Vitória
Foto: antonbe/Pixabay
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem expandido o leque de ferramentas à disposição dos eleitores, no que se refere ao esclarecimento de dúvidas a respeito do pleito de outubro deste ano.

Exemplo disso é que o Tribunal acrescentou novidades ao assistente virtual criado em parceria com o WhatsApp, em 2020, para promover o acesso a informações relevantes sobre o processo eleitoral.

Na nova versão do "Tira-Dúvidas do TSE",  lançada na última segunda-feira (4), os eleitores poderão interagir melhor com a Corte. 

E a proposta do Tribunal ´é justamente essa: aumentar o número de usuários cadastrados para receber checagens sobre notícias falsas, bem como oferecer informações sobre serviços da justiça eleitoral e aprimorar a navegabilidade para quem fizer uso da ferramenta.

A reportagem do Folha Vitória testou a ferramenta do TSE. Após adicionar no WhatsApp o número disponibilizado pela Corte, já na primeira interação, o eleitor recebe as boas-vindas do assistente virtual; em seguida, é apresentado um menu em que é possível ir tirando as dúvidas por categorias, como, por exemplo: data e horário das eleições, local de votação, segurança da urna eletrônica, entre outros.

Lembrando que algumas dúvidas, entre elas o local de votação, não são respondidas diretamente no WhatsApp. Nesse caso, o assistente virtual disponibiliza um link e orienta, de maneira bem intuitiva, sobre como pesquisar a informação no site do TSE.

Outro ponto importante da nova ferramenta lançada pelo TSE é que logo após se cadastrar, o eleitor poderá optar por receber com agilidade, direto no telefone, mensagens sobre desinformação que prejudique as eleições, evitando, dessa forma, a disseminação de notícias falsas durante o pleito.

Para Lauro Coimbra, juiz eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), o lançamento da plataforma pelo TSE é válido e necessário, especialmente, segundo ele, no momento em que o país vive inúmeras investidas contra a democracia e seu processo eleitoral.

"Entendo que, com o momento de desinformação que o Brasil atravessa, um momento de questionamento da nossa democracia, mecanismos como o tira-dúvidas do TSE são de extrema importância para garantir que a vontade da população seja feita sem a interferência de notícias falsas na escolha dos eleitores", disse.

Menu

O  tira-dúvidas via WhatsApp conta com um menu de dezesseis tópicos até o momento, com assuntos de interesse do eleitor que vão desde informações sobre como tirar ou regularizar o título, as principais datas do calendário eleitoral de 2022 até como verificar o local de votação. 

Respostas às perguntas mais recebidas pela Justiça Eleitoral também integram as funcionalidades disponibilizadas no bot. Com a proximidade da data das eleições, novos assuntos e funcionalidades serão incorporados ao menu do “Tira-Dúvidas”, segundo o TSE.

Como fazer

Para conversar com o assistente virtual o eleitor pode adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos do WhatsApp. Isso também pode ser feito por meio do link: wa.me/556196371078. Aí é só mandar uma mensagem para o assistente virtual e começar o diálogo.

Assistente virtual

A criação do assistente virtual do TSE faz parte da parceria do WhatsApp com o Tribunal, estabelecida de forma inédita em 2020 e renovada para 2022. A ferramenta foi desenvolvida gratuitamente pela empresa Infobip, um dos principais provedores de serviços para negócios no aplicativo. O bot é resultado de um acordo de cooperação entre o órgão e a plataforma para reforçar o combate à desinformação durante o período eleitoral.

Últimas