Folha Vitória
Folha VitóriaA eleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional do Espírito Santo (OAB-ES) acontece no dia 18 de novembro, mas a campanha já começou. Na última segunda-feira (04), o atual presidente, José Carlos Rizk Filho, registrou sua chapa, a "Pra Frente OAB", depois de comandar um evento realizado no Alice Vitória Hotel, no Centro de Vitória, às 15h, reunindo 600 advogados.
Eles saíram em caminhada do hotel à sede da OAB-ES com uma faixa “Em defesa da advocacia e da sociedade”. Segundo o candidato, que pretende percorrer todo o Estado em campanha, a ideia é dar continuidade às conquistas de sua gestão, ampliando projetos como o "Meu Escritório" (onde são oferecidas salas de atendimento com computadores para reuniões entre advogados e seus clientes) e maior alcance da chamada "Van da Advocacia" para mais cidades do interior. O veículo transporta os advogados das regiões Norte e Sul do Espírito Santo para Vitória.
“Fomos às ruas e à Justiça contra a extinção de comarcas no Estado, dizer que não se fecha fórum, que não se pode permitir o distanciamento maior entre a Justiça do cidadão. A OAB voltou a ter protagonismo na sociedade. E agora, com a pandemia passando, vamos certamente avançar muito mais”, reforçou.
Além de Rizk Filho, também estão na disputa os advogados Erica Neves e Alexandre Rossoni.
Foto: DivulgaçãoFolha Vitória
Folha VitóriaRossoni disse que sua chapa será de oposição. Ele não deu detalhes da composição pois só vai registrá-la no último dia do prazo, quando também irá apresentar os 86 projetos para uma nova OAB.
"Nosso objetivo é desfazer a dicotomia entre o poderio econômico e a realidade da advocacia capixaba que é desprestigiada, abandonada e está largada, tanto no interior quanto no Estado inteiro", afirmou.
Segundo Rossoni, há mais de 10 mil advogados inadimplentes devido ao baixo poder aquisitivo de parte dos profissionais que não conseguem pagar a anuidade. Ele apontou que advogados desempenham outras tarefas para complementar a renda como motorista de aplicativo ou na área de estética como manicure.
Ele também disse que quer levar a OAB a ter mais diálogo com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo. "É fundamental para fazer a advocacia voltar a ter o protagonismo social, numa parceria com o Tribunal de Justiça, para acabarmos com essa guerra entre OAB e o TJ", destacou.
Já a advogada Érica Neves é a titular da chapa "É diferente. É OAB de verdade". Ela informou que o registro será feito na semana que vem, sem especificar o dia. A chapa será formada por 104 nomes.
Foto: Reprodução / InstagramFolha Vitória
Folha Vitória"Não sou candidata de mim mesma, represento os muitos advogados e advogadas que estão insatisfeitos. Somos uma frente ampla com novos nomes e lideranças que possuem histórias marcantes. Ricardo Brum, Elisângela Melo, Homero Mafra e Motta Leal abriram mão de seus projetos para apoiar o nosso", afirma. "Estamos juntos para salvar a OAB", destacou.
Ricardo Brum, que concorreu nas últimas eleições em 2018 contra Rizk, deve ser indicado para ser o vice da chapa.
Foto: DivulgaçãoFolha Vitória
Folha VitóriaEntre as propostas, Érica elencou que a OAB passará a ter orçamento participativo. "Somos diferentes por unir a experiência com a gestão inovadora. Nossa OAB terá orçamento participativo, dados abertos com compras e contratos acessíveis após 48h e uma Escola Superior de Advocacia (ESA) focada na profissionalização de uma advocacia 4.0", descreveu.
"Também vamos atuar para inserir o conteúdo de prerrogativas da advocacia nos cursos de formação dos atores do sistema judicial. Seremos intransigentes na luta pelo respeito das prerrogativas da advocacia, coisa que não existe hoje na OAB", acrescenta.
Nas eleições para a presidência da OAB e demais conselhos, podem votar cerca de 14.510 advogados que estão em dia com a anuidade. As informações constam no Portal da Transparência da entidade. O mandado na OAB dura três anos.