Enroladas em rede de pesca, 14 tartarugas são encontradas mortas em praia da Serra
As tartarugas mortas serão necropsiadas pela equipe de veterinários e biólogos do Ipram para coleta de amostras e informações para saber as causas dos óbitos
Folha Vitória|Do R7
Uma cena comoveu moradores da Serra na manhã de domingo (13). Quatorze tartarugas foram encontradas mortas na Praia de Bicanga, na Serra. De acordo com informações de testemunhas, os animais estavam enrolados a uma rede de pesca de cerca de 200 metros.
Em nota, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), informou que ao todo foram recolhidas 16 tartarugas mortas, sendo que apenas duas delas estavam com vida.
Todos os animais estão sendo encaminhados para o Iema, e serão levados para o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), que é a instituição responsável pela operacionalização dos serviços de reabilitação de animais marinhos.
As tartarugas mortas serão necropsiadas pela equipe de veterinários e biólogos do Ipram para coleta de amostras e informações para saber as causas dos óbitos, bem como os animais vivos que serão devidamente medicados, buscando a reabilitação para soltura na natureza.
Recolhimento dos animais
O Iema, esclarece que, a responsabilidade do recolhimento dos animais marinhos em praias é da Petrobras.
Isso, porque segundo o Iema, há uma condicionante específica estabelecida pelo Ibama à Petrobras, que contratou o CTA Meio Ambiente para executar o Projeto de Monitoramento de Praias, que abarca o Espírito Santo e o norte do Rio de Janeiro.