Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entenda técnica famosa: autoconhecimento reforça crescimento profissional

Especialista na área, Gui Ferreira explica importância e como utilizar ferramenta na carreira

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Que o autoconhecimento é uma habilidade essencial para o desenvolvimento humano e profissional não é nenhuma novidade. Mas os braços que se dividem entre o tema é que estão, cada vez mais, tomando conta das tendências de capacitações e afins. 

Na prática, a teoria também é outra e, quando alguém se depara com essas práticas, pode se perguntar: "Mas como isso se relaciona com o crescimento profissional?". 

Para o especialista em desenvolvimento humano Gui Ferreira, um dos mais conhecidos do segmento, o autoconhecimento é um dos pilares para a evolução profissional. 

"Quando uma pessoa conhece seus pontos fortes e fracos, suas preferências e valores, ela consegue tomar decisões mais alinhadas com suas metas e objetivos", afirma. 

Publicidade

Ainda para o especialista, existem diversas formas de se obter essa compreensão de si próprio. “Algumas pessoas podem se conhecer melhor por meio de práticas como meditação, mindfulness ou terapia. Outras podem buscar eventos, cursos e imersões que têm este propósito específico", explica. 

Só para se ter ideia, o tema ficou tão disseminado que não é difícil entrar em uma rede social e ver dezenas de centenas de famosos se rendendo às práticas. 

Publicidade

O importante, de acordo com o expert, é estar aberto a se conhecer melhor e buscar ferramentas que possam ajudar nesse processo. "Profissionais que sabem quais são suas competências e limitações conseguem se destacar em suas áreas de atuação", diz Gui.

"Empresas que possuem uma cultura que valoriza o autoconhecimento têm uma equipe mais engajada e produtiva", ainda corrobora o empresário. 

No entanto, o processo tem que ser contínuo. "Não é algo que se desenvolve da noite para o dia. É preciso estar sempre em busca de se conhecer melhor e evoluir constantemente", finaliza. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.