ES registra queda no número de assassinatos em janeiro
Entre os municípios da Grande Vitória, os destaques positivos são liderados por Cariacica, Guarapari e Vitória
Folha Vitória|Do R7
O Espírito Santo registrou, em média, três assassinatos por dia em janeiro deste ano. No total, houve uma queda de 10,3% nos homicídios dolosos, ou seja, com intenção de matar, quando se compara janeiro de 2022 a janeiro de 2021.
Em janeiro deste ano, foram registrados 96 assassinatos contra 107 em janeiro do ano passado. Os onze casos a menos representam a queda de pouco mais de 10%, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
O resultado no primeiro mês do ano é o segundo melhor em 27 anos, empatando com os dados de janeiro de 2020 (96 assassinatos) e com duas mortes a mais que em 2016 (94 homicídios).
Os dados da Sesp mostram que as regiões Metropolitana, Sul e Noroeste apresentaram redução nos assassinatos de 2%, 75% e 5,9%, respectivamente, contribuindo para o resultado positivo no Espírito Santo.
A região Norte apresentou aumento de quatro casos (+23,5%). Já a região Serrana fechou janeiro com dois homicídios a mais que o mesmo período de 2021 (+50%).
Entre os municípios da Grande Vitória, os destaques positivos são liderados por Cariacica, que registrou nove homicídios, representando redução de 55% nos casos. O ranking é seguido por Guarapari (-50%) e Vitória (-33%), com dois e quatro assassinatos, respectivamente.
De acordo com o responsável pela pasta de Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, o início do ano é particularmente difícil para as forças policiais por conta do aumento da população no Estado, com a chegada de turistas e o início do verão.
“Janeiro sempre é um mês muito difícil para a Segurança Pública. A população aumenta muito no Estado, com a circulação de pessoas de fora e o início do Verão. Nossos policiais precisam se desdobrar muito. Tivemos muita dificuldade com as disputas do tráfico de drogas em Vila Velha. Intensificamos as operações e conseguimos cessar alguns conflitos”, ressaltou o secretário.
Ramalho acrescentou: “O bom início de ano não é para comemorar, mas temos que registrar esse dado, que atribuo também ao excelente planejamento dos nossos gestores da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, principalmente com a decisão de não deslocar o efetivo do interior para a Operação Verão. Seguiremos em busca de melhores resultados.”
Veja os dados na íntegra