Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estresse afeta saúde bucal e pode provocar bruxismo

Outro problema de saúde é o Deslocamento da Articulação Temporomandibular

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Acúmulo de estresse, tensão muscular, má alimentação, postura errada e noites mal dormidas são alguns dos fatores que podem desencadear problemas bucais, como bruxismo e o Deslocamento da Articulação Temporomandibular (DTM). Segundo a ortodontista Catarina Riva, devido ao aumento desses quadros emocionais, principalmente, pela população feminina, influenciada pela carga de tarefas, é preciso estar atenta ao aparecimento de dores quando fizer ações básicas, como mastigar ou bocejar.

“As atividades diárias da nossa boca – mastigar, falar, morder alimentos ou cantar – são realizadas em função da nossa articulação temporomandibular, que é super flexível. Portanto, se houver qualquer disfunção nessa região, como o desgaste nos dentes, sentiremos fortes dores, as quais poderão indicar sérios problemas”, conta.

Em alguns casos, a DATM pode gerar dores de cabeça, no ouvido, flacidez na mandíbula, mudança no encaixe dos dentes superiores e inferiores, além de dores ao bocejar, ou ao abrir demais a boca e a sensação que a mandíbula está travando ou saindo do lugar.

“Outro problema que devemos ter atenção, é o bruxismo, caracterizado pelo ato de ranger ou pressionar os dentes, especialmente no período de sono. Bem como em momentos de oclusão ou fechamento inadequado da boca. Há vezes, em que é difícil perceber essa disfunção, mas se ao acordar a pessoa sentir dor de cabeça, na musculatura da face e notar que os dentes estão com as pontas retas, são sinais claros do problema”, alerta.

Catarina Riva complementa que, ambos os problemas afetam em ações básicas da nossa boca, por isso, é preciso procurar um especialista, em caso de desconfortos, para que estes problemas possam ser corrigidos, rapidamente, a fim de evitar que se desenvolvam para casos mais graves.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.